Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Pecuária

criação de suinos

Evento da Sema e da Acrismat discute suinocultura sustentável em Mato Grosso

Criação de suínos de forma sustentável é tema de workshop

Criação de suínos de forma sustentável é tema de workshop

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realiza nesta terça e quarta-feira (10 e 11) um workshop para discutir as melhores técnicas ambientais voltadas à suinocultura. A proposta do encontro em parceria com a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) é criar um manual de procedimentos para o suinocultor adequar suas granjas de maneira a evitar a degradação ambiental. O evento será das 8h às 18h, no Salão Nobre Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

Leia mais:
Alto custo de produção e baixo preço da carne voltam afetar a suinocultura em Mato Grosso

Para a superintendente de Infraestrutura, Mineração, Indústria e Serviços da Sema, Lilian Ferreira dos Santos, a preocupação com o meio ambiente precisa acompanhar o crescimento do setor. “Temos que pensar em fomentar a produção de suínos e atrelar isso à revisão dos roteiros orientativos das técnicas ambientais, como o licenciamento, para promover um avanço do setor de maneira sustentável”.

O presidente da Acrismat, Raulino Teixeira Machado, avalia esse diálogo entre o suinocultor e a Sema como positivo. “Deste modo vamos atender às exigências estaduais, nacionais e até internacionais dentro dos padrões ambientalmente corretos com garantia de um serviço sustentável”, disse.

Dentre os participantes do evento estão: pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e da Associação Paranaense de Suinocultores (APS).

A suinocultura surgiu em Mato Grosso na década de 1970 com 4 mil matrizes (fêmeas). Com o passar dos anos, o setor cresceu consideravelmente e hoje é o 5º maior produtor do país, com cerca de 140 mil matrizes. O objetivo de alguns grupos é aumentar ainda mais a produção e chegar aos 200 mil suínos até o final de 2017.

Programação

O evento tem início na terça-feira (10) com abertura oficial proferida pelo secretário de Meio Ambiente, Carlos Fávaro, e pelo presidente da Acrismat, Raulino Teixeira Machado. Depois o workshop segue com duas palestras: uma sobre o monitoramento de solo e água na atividade suinícola; e outra discutirá o uso racional e econômico de água residuária na fertirrigação. Às 10h, o grupo faz uma pausa e retorna às 10h15 para um debate referente aos assuntos tratados.

Após o almoço, às 14h, o evento continua com as palestras gestão da água e manejo de dejetos na produção de suínos e a situação atual da destinação de animais mortos. Às 15h30, o grupo faz outra pausa e retorna às 15h45 para um debate.
O workshop segue na quarta-feira (11), às 8h com uma apresentação do modelo de gestão ambiental para a suinocultura e a discussão sobre a impermeabilização de lagoas de tratamento. Das 9h30 às 9h45, o grupo faz um intervalo e volta com uma mesa redonda de debate.

Às 14h haverá uma apresentação do equipamento Roto Acelerador de Compostagem (RAC). Depois os pesquisadores Cesar Wanderlei da Luz, da Associação Paranaense de Suinocultores (APS), e Paulo Franz da Brasil Foods (BRF) seguem com as apresentações. Das 15h30 às 18h, o grupo fará uma avaliação do workshop e discutirá o lançamento de um novo roteiro definitivo na prática ambiental da suinocultura em Mato Grosso.

Outras informações sobre o evento na Acrismat: (65) 3624-8125, no e-mail adm.acrismat@gmail.com ou no site www.acrismat.com.br.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet