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Sexta-feira, 19 de abril de 2024

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Caravana abrirá mercado para carne mato-grossense na América do Sul, prevê Fávaro

Foto: Gcom MT

Carlos Fávaro quer aumentar exportação de carne para países da América do Sul

Carlos Fávaro quer aumentar exportação de carne para países da América do Sul

O vice-governador Carlos Fávaro (PSD), que acompanhou o governador Pedro Taques (PSDB) na Caravana da Integração pela Bolívia, Chile e Peru, prevê que a viagem realizada na semana passada abrirá a possibilidade de aumentar o comércio de carnes produzidas em solo mato-grossense para a América do Sul.

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Para o vice-governador, fator chave para alavancar a integração regional é a conclusão da rodovia que liga Cáceres a Santa Cruz de La Sierra. Falta asfaltar um trecho de 315 quilômetros, obra para a qual Taques articula financiamento brasileira. Fávaro acredita que a rodovia abrirá um mercado maior, visto que somente a capital do departamento boliviano de Santa Cruz conta com mais de 2 milhões de pessoas.

“Isso vai motivar o comercio bilateral entre o Brasil e Bolívia, é um comércio gigante com muitas oportunidades. A Bolívia está ligada umbilicalmente ao Brasil, mas de costas. Essa rodovia pavimentada vai viabilizar esse comércio”, afirmou Fávaro.

A exportação de carne para a região teve diminuição considerável entre 2015 e 2016. Dados da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) mostram que em 2015 a Bolívia importou U$ 110,43 mil em carnes e o Chile outros U$ 41,92 milhões.

Apesar dos dados indicarem a viabilidade da expansão comercial, o vice-governador acredita que além do grande efeito econômico, há ainda o social. A importação de itens produzidos nos países vizinhos, como pescado de água salgada, frutos do mar, azeite e até vinhos, possibilita também uma troca cultural.

Portos eficientes

O vice-governador destacou a eficiência dos portos visitados, como os de Iquique, no Chile e o de Matarani, no Departamento de Arequipa, no Peru. Fávaro vê oportunidade comercial, principalmente porto de Matarani, que é o melhor equipado e faz embarques simultâneos de cargas líquidas. A distância de Cuiabá, por exemplo, é de 2,4 mil km, com acesso facilitado por conta da ferrovia que vem dos Andes.

Ele observou também que a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) a ser implantada em Cáceres precisará escoar sua produção, tendo o oeste sul-americano como principal alternativa. Por conta disso, a Caravana da Integração buscou experiências no Chile e no Peru.

"Vamos acelerar o processo da Zona de Processamento de Exportação em Cáceres, e fazer a integração com as outras zonas francas e de processamento do Pacífico. Isso vai melhorar a relação comercial, gerar oportunidades aos brasileiros, bolivianos, paraguaios, argentinos, chilenos, e peruanos", avalia.

Entre os dias 22 e 27 de abril, a equipe mato-grossense percorreu 31 cidades sul-americanas, e mais de 3 mil quilômetros até os portos do Oceano Pacífico.
 
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