Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

SEM PESCAR

Piracema em Mato Grosso será antecipada para outubro, afirma Cepesca

Foto: Meneguini/GCom-MT

Piracema em Mato Grosso será antecipada para outubro, afirma Cepesca
A proibição da pesca no Estado começará com um mês de antecedência. O Conselho Estadual da Pesca (Cepesca) definiu para outubro o começo da Piracema no Estado. Antes o período de defeso iniciava em novembro. A mudança atende à Notificação Recomendatória do Ministério Público Estadual (MPE), que pede a ampliação de quatro para quase seis meses a proibição.

A Piracema irá vigorar entre outubro e março. O prazo decorre da Notificação Recomendatória do Ministério Público Estadual (MPE) nº 01, de 12 de janeiro de 2015.

A secretária executiva do Cepesca, Gabriela Priante, explica que estudos apontam que outubro é o mês em que os peixes entram em fase de reprodução.

Leia mais:
Piracema termina em Mato Grosso com duas toneladas de pescado irregular apreendido

Priante salienta, ainda, que a vigência até março ainda encontra-se em fase de análise.

O Cepesca e parceiros desde dezembro do ano passado monitoram os rios que compõem as três bacias hidrográficas de Mato Grosso (Paraguai, Amazônica e Araguaia-Tocantins).

O resultado do monitoramento realizado desde dezembro será apresentado, conforme Gabriela Priante, na primeira semana de maio. Ela destaca que será com base nesse novo estudo que o Cepesca irá definir o término da piracema.

“Estamos levando em consideração vários aspectos nessa decisão, além da questão ambiental, também a socioeconômica de Mato Grosso e da União”, diz a secretária executiva do Cepesca.

Ainda segundo o Cepesca, tal decisão será repassada ao governo federal, uma vez que o seguro defeso é pago com recursos do INSS aos pescadores profissionais que precisam paralisar suas atividades durante a piracema.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet