Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Economia

parece mentira, mas...

Remédios tem reajuste de 12,5%, enquanto energia entra na bandeira verde

Foto: Reprodução/Internet/Ilustração

Remédios tem reajuste de 12,5%, enquanto energia entra na bandeira verde
Enquanto os brasileiros passam a sentir um alívio no bolso com a entrada da bandeira tarifária verde na energia elétrica, por outro lado sentem um novo peso no orçamento com o reajuste de 12,5% no preço dos remédios. Essa é a primeira vez em mais de 10 anos que o Governo Federal aprova para os medicamentos índice acima da inflação, que chega a 9,95% no acumulado dos 12 meses.

O reajuste consta no Diário Oficial da União, que circula nesta sexta-feira, 1º de abril. O aumento permitido aos fabricantes na definição dos preços dos medicamentos aprovado supera os 7,7% autorizados em 2015 e os 5,68% de 2014.

Leia mais:
Reajuste anual da energia em Mato Grosso sai na próxima semana e ‘pode’ ofuscar bandeira verde

A Resolução é da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed) e é válida para mais de nove mil medicamentos com preços controlados pelo Governo Federal.

A crise econômica no setor farmacêutico é um dos pilares para o aumento acima da inflação. O cálculo do índice leva em conta fatores como produtividade da indústria e custos de insumos.

Energia Elétrica


Como o Agro Olhar destacou recentemente, começa a vigorar em abril a bandeira tarifária verde na conta de energia elétrica. Ao contrário das bandeiras vermelha e amarela, a bandeira tarifária verde não possui acréscimos na conta do consumidor.

O alívio na conta de energia dos mato-grossenses pode ser "ofuscado" pelo reajuste anual a ser anunciado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na próxima semana. O novo valor, ainda em definição, da tarifa de energia elétrica para Mato Grosso entra em vigor anualmente no dia 8 de abril.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet