Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

COP 21

Grupo de Trabalho entre MT e AC será criado para implantação do Compromisso de Desmatamento Ilegal Zero

Foto: Agência Brasil/Arquivo

Grupo de Trabalho entre MT e AC será criado para implantação do Compromisso de Desmatamento Ilegal Zero
Um Grupo de Trabalho com representantes das Secretarias de Meio Ambiente de Mato Grosso e do Acre será criado pelo Governo Federal para a implementação do "Compromisso pelo Desmatamento Ilegal Zero".

A criação do Grupo de Trabalho dispõe da Portaria nº 76, que circulou no Diário Oficial da União (D.O.U.) da última quinta-feira, 17 de março.

Leia mais:
Em Paris, Taques assina declaração de esforços para desmatamento ilegal zero

O Grupo de Trabalho faz parte do acordo assinado entre o Ministério do Meio Ambiente e os Governos de Mato Grosso e do Acre no dia 07 de dezembro do ano passado em Paris, na França, durante a Conferência do Clima (COP 21).

O Governo de Mato Grosso chegou a levar um "puxão de orelha" do Governo Federal o ano passado pelo aumento em 40% no desmatamento da Amazônia Legal entre julho de 2014 e agosto de 2015. Como o Agro Olhar comentou na ocasião, números apresentados pela ministra do Meio Ambiente Isabella Teixeira, em novembro, apontavam um salto de 1.075 km² para 1.508 km² a área desmatada.

Para o governo federal é "incompreensível" os resultados constatados, uma vez que os estados receberam R$ 220 milhões para a modernização de seus sistemas de licenciamento e fiscalização.

Conforme a Portaria, o grupo visa o cumprimento do acordo assinado entre Mato Grosso, Acre e o Governo Federal que revê o desmatamento ilegal zero nos dois Estados até 2020.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet