Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política

RECURSOS DO FUNDEIC

MT Fomento terá linha de crédito específica para camelôs

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Além da linha de crédito, o Governo de Mato Grosso trabalhará outros três eixos para fomentar a atividade do comércio dos camelôs

Além da linha de crédito, o Governo de Mato Grosso trabalhará outros três eixos para fomentar a atividade do comércio dos camelôs

Uma linha de crédito específica para o segmento os camelôs será criada na Agência de Fomento de Mato Grosso (MT Fomento). A previsão do Governo de Mato Grosso é que a linha seja apresentada ao setor ainda em março. De acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), os recursos serão provenientes do Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Fundeic).

A definição da linha de crédito ocorreu nesta segunda-feira, 14 de março. A reunião com a Associação dos Camelôs do Shopping Popular, segundo o secretário da Sedec, Seneri Paludo, foi um dos desdobramentos do primeiro encontro de técnicos da Secretaria com o setor realizado na semana passada.

Leia mais:
Prefeituras e Agricultura Familiar terão linhas de crédito na Desenvolve Mato Grosso

Paludo explica que a criação de uma linha de crédito que atenda às necessidades dos comerciantes do Shopping Popular é um dos resultados destas reuniões. A criação, salienta ele, "ficará a cargo da equipe técnica da MT Fomento, que deverá apresentar um escopo ainda neste mês".

A reunião nesta segunda-feira contou com a presença do presidente da Associação dos Camelôs do Shopping Popular, Misael Galvão, do presidente do MT Fomento, Mário Milton Ferreira Mendes, da equipe técnica do MT Fomento e do deputado estadual Sebastião Rezende.

Conforme o presidente da MT Fomento, a Agência será a operadora da linha de crédito. “Nossa equipe agora vai trabalhar para formatar os detalhes desta linha, como taxa de juros, requisitos obrigatórios a serem preenchidos pelos contratantes, montante de recursos do Fundeic que será disponibilizado para estas operações, condições de pagamento e ticket médio, entre outros”.

A existência de uma linha de crédito específica para o setor é uma demanda antiga dos comerciantes do Shopping Popular, comenta o presidente da Associação, Misael Galvão. “Principalmente para o capital de giro, para que possamos comprar mercadorias e girar o nosso negócio. Com juros baixos e condições específicas, vamos conseguir um preço atraente para nossos clientes”.

Hoje, a Associação dos Camelôs do Shopping Popular é formada por 500 micro e pequenos empresários somente em Cuiabá. No Estado, estima-se que sejam em torno de dois mil profissionais.

A intenção, afirma o deputado estadual Sebastião Rezende, é atender aos camelôs de todo o Estado, "para que esse pequeno empresário possa ter condição de buscar recursos que fomentem sua atividade”.

Outros três eixos

Conforme a Sedec, além da linha de crédito, o Governo de Mato Grosso irá trabalhar com outros três eixos para fomentar a atividade. Um deles é a criação de uma legislação estadual específica para o setor que trate de um regime unificado de alíquotas de ICMS.

Outro eixo é a criação de uma cadeira do setor no Fórum Estadual Permanente das Micro e Pequenas Empresas (Fempe-MT), além da discussão e apoio na criação de uma cooperativa dos camelôs, visando facilitar a importação de produtos diretamente de outros mercados, como é o caso do asiático.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet