Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Costa Rica

MT apresenta plano para minimizar prejuízos ambientais e busca visibilidade junto a investidores internacionais

Foto: Da Assessoria

MT apresenta plano para minimizar prejuízos ambientais e busca  visibilidade junto a investidores internacionais
Em busca de recursos para recompor prejuízos ambientais no Estado a secretária de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, apresenta o programa Produzir, Conservar e Incluir (PCI) durante o evento ‘Iniciativa 20x20: Desenvolvimento de uma rota para a restauração na América Latina e no Caribe’, na cidade de Turrialba, na Costa Rica. Realizado entre quarta-feira e quinta-feira (24 e 25), o encontro é uma oportunidade para Mato Grosso obter visibilidade junto aos investidores internacionais.

Leia mais:
Mato Grosso é o único que não adotou a nova legislação nacional do ICMS

A proposta deste ano é apoiar os países, províncias e estados que se comprometeram durante a Conferência Clima (COP 21) de Paris, em dezembro de 2015, com a recomposição de 20 milhões de hectares de áreas degradadas nessa região de abrangência do evento até 2020. A programação é promovida pela WRI (World Resources Institutes), uma instituição de pesquisa que transforma ideias em ações na inter-relação entre meio ambiente, oportunidades econômicas e bem-estar humano.

De acordo com a secretária, serão apresentadas as metas definidas pelo programa PCI, construídas entre várias secretarias, setor produtivo e sociedade civil organizada. A meta é que sejam recompostas prioritariamente 1 milhão de hectares de Área de Preservação Permanente (APP) e 1,9 milhão de hectares de Reserva Legal. “Esta é uma grande oportunidade para que os estados que visam recompor seus passivos ambientais ou mesmo áreas com maior fragilidade em unidades de conservação ou em solo suscetível à erosão possam captar recursos para concretizar suas propostas”.

A Secretaria de Comunicação (Secom), informou que, além de Mato Grosso, representantes dos estados de São Paulo e Espírito Santo estão representando o Brasil. Ao todo 11 países confirmaram presença: Argentina, Chile, Peru, Equador, Colômbia, Costa Rica, Nicarágua, El Salvador, Guatemala, Honduras e México. Entre oito e nove investidores considerados de impacto também estão presentes, bancos internacionais e os 13 parceiros da Iniciativa 20x20.

Sobre o evento

A Iniciativa 20x20 é liderada por países para mudar a dinâmica da restauração da terra na América Latina e no esforço do Caribe (LAC). Desde o lançamento na COP 20, a iniciativa reuniu 11 países, três estados brasileiros e três programas regionais para mais de 28 milhões de hectares em compromissos para a restauração. Até o momento, já foram levantados mais de 730 milhões de dólares para estas metas, por meio 13 parceiros institucionais que estão motivados para lidar com múltiplas agendas de restauração regional.

O workshop em Costa Rica tem como objetivo reunir os pontos focais de cada país e realizar um debate entre os países, investidores de impacto, banqueiros de investimento, promotores de projetos e parceiros técnicos sobre programas ou estratégias de restauração. A proposta é identificar estudos (mecanismos financeiros, políticas, estado da arte da restauração) e ações (plataforma para o intercâmbio de informações, formação) para benefício regional.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet