‘A pecuária de ponta a ponta’, ou seja, do pasto à mesa, é o foco da quinta edição do Circuito InterCorte 2016, cuja primeira etapa ocorre em Cuiabá nos próximos dias 02 e 03 de março. Entre os temas a serem abordados nesta edição estão às novas tendências do mercado e seu reflexo na modernização do modelo de negócio da pecuária. Paralelamente, será realizado na capital mato-grossense o Beef Week, uma semana de fomento ao consumo e à divulgação de informações de qualidade sobre a carne bovina.
O Circuito InterCorte serão dois dias de workshop com palestras e debates que reunirá os maiores especialistas de setores como tecnologia, genética, fazenda, frigorífico, distribuição e consumidor. O evento conta, ainda, com uma feira de negócios com empresas de referência do setor.
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A escolha por Cuiabá para ser sede da primeira etapa, segundo a diretora da Verum Eventos, Carla Tuccilio, é por Mato Grosso possuir o maior rebanho comercial do Brasil e o apoio da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat). Carla destaca, ainda, que o objetivo do Circuito InterCorte é levar informação de qualidade ao produtor.
A expectativa, revela a diretora da Verum Eventos, é que passem pelo evento cerca de 1,3 mil pessoas. “Oitenta por cento do publico é pecuarista. São diversas palestras para que o produtor possa sair com novas informações e conceitos para o seu negócio”, frisa Carla.
Conforme o superintendente da Acrimat, Francisco de Sales Manzi, o produtor está cada vez mais ávido por informação. “A pecuária é o negócio de Mato Grosso, pois ela está nos 141 municípios do estado. A pecuária de Mato Grosso está preparada para atingir qualquer tipo de mercado, até os mais exigentes quanto à questão da sanidade animal”.
Beef Week
Entre os dias 02 e 04 de março, durante a semana da etapa do Circuito InterCorte em Cuiabá, será realizado a Beef Week. Serão três dias de fomento ao consumo e à divulgação de informações de qualidade sobre a carne bovina, como procedência, benefícios, além de formas de preparo.
A Beef Week, de acordo com a responsável pela sua organização, Carolina Porto Paes Barreto, ocorrerá nos restaurantes Mahalo Cozinha Criativa, Seu Majó, Getúlio Grill, Rock Burger, Varadero Bar e Restô, Meats Grill e Cozinha dos Fundos Burges Co. Cada estabelecimento, explica Carolina, criará um prato à base de carne bovina para os três dias de evento.
“Toda essa discussão técnica acaba na cozinha. Por isso, estamos fazendo essa interação entre o produtor e o consumidor final. Queremos mostrar que a carne cabe em qualquer estilo de estabelecimento, seja em um bar ou restaurante”, pontua Carolina.
A chef Ariani Malouf comenta que às vezes os restaurantes não possuem todas as informações ou conhecimento de como funciona a produção da carne e a Beef Week proporcionará essa “união entre o setor produtivo e os restaurantes”.
“Esse alinhamento da porteira até o consumidor final é importante, porque nós pecuaristas buscamos todos os dias atender o que o consumidor quer. É importante mostrar como esse produto (carne) chega à mesa para esse consumidor”, salienta o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Ricardo Arruda.