Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política

PANTANAL E AGRICULTURA

Taques busca consolidar investimentos com Fundação Clinton e Instituto Pro-Natura

Foto: GCOM-MT

Retomada do projeto BID Pantanal foi um dos pontos discutidos pelo governador Pedro Taques em Abu Dhabi

Retomada do projeto BID Pantanal foi um dos pontos discutidos pelo governador Pedro Taques em Abu Dhabi

As potencialidades de Mato Grosso e a consolidação de investimentos para o Pantanal e a agricultura do estado foram alguns dos pontos tratados durante encontro entre o governador Pedro Taques e sua comitiva com responsáveis da Fundação Clinton e do Instituto Pro-Natura, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Conversa com o Instituto Pro-Natura para a retomada do projeto BID Pantanal, com previsão de US$ 400 milhões em investimentos, já havia sido iniciada.

O encontro entre o governador de Mato Grosso e os responsáveis pela Fundação Clinton e Instituto Pro-Natura ocorreu na quarta-feira, 17 de fevereiro, durante sua passagem pelo Fórum Global para Inovações na Agricultura (GFIA), em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Na oportunidade diversos projetos voltados para o crescimento do agronegócio de maneira sustentável foram debatidos com a Fundação Clinton, além da retomada do projeto BID Pantanal com o Instituto Pro-Natura, que encontra-se paralisado desde 2003.

Leia mais:
Em Abu Dhabi, Taques convida investidores para conhecer Mato Grosso e visita fabrica da BRF

Durante o encontro Taques apresentou o plano de criação de um novo parque tecnológico em Cuiabá, o que poderá auxiliar ainda mais para o desenvolvimento de projetos.

Segundo o governador, o projeto estratégico de desenvolvimento do Estado baseia-se em produzir, conservar e incluir. Ele lembrou que Mato Grosso possui hoje 63% de seu território preservado, área esta que corresponde ao tamanho da França ou ao estado da Califórnia (EUA).

"Em 10 anos, nossa produção poderá chegar a 80 milhões de toneladas, o que representaria quase metade do que o Brasil produz, sem que seja preciso desmatar uma árvore”, pontuou Taques.

Hoje, a Fundação Clinton atua em diversos países da América Latina, África e Ásia com a criação de projetos que visam o desenvolvimento econômico e tecnológico.

A Fundação Clinton sinalizou a possibilidade de uma parceria com Mato Grosso, a Federação da Agricultura e Pecuária (Famato) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para o desenvolvimento do projeto "AgroAceleradora", que visa o incentivo à formação de empresas do modelo startups voltadas para a produção de solução tecnológica para o agronegócio do Estado.

BID Pantanal

Uma conversa com o Instituto Pro-Natura já havia sido iniciada no Brasil a respeito da retomada do BID Pantanal, projeto este que encontra-se paralisado desde 2003. O projeto previa um investimento de US$ 400 milhões em infraestrutura, estudos e saneamento para as cidades da região do Pantanal.

Conforme o presidente e fundado da Pro-Natura Network – Brasil, Marcelo de Andrade, a iniciativa do Governo de Mato Grosso em se unir com entidades representativas em busca de investimentos mostra a seriedade do Estado. “Mato Grosso é como um diamante pouco conhecido. É um estado que tem os recursos naturais maior que a maioria dos países do mundo, uma capacidade de produção e seriedade profissional quase incomparável e agora conta com um governo extremamente sério e crível, com uma equipe muito profissional. Essas são as condições que qualquer investidor internacional busca para investir”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet