Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Sema investe na formação de líderes

Um grupo de 90 servidores que ocupa cargos de chefia na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) está participando de um curso de formação de líderes a partir da metodologia FranklinCovey. As aulas tiveram início neste mês e seguem até maio, com a aplicação de seis módulos que compreendem tópicos como liderança, gestão do tempo, feed back e o estudo e aplicação de ‘Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes’.

A secretária-adjunta de Administração Sistêmica, Alairce Magalhães, pontua que esta é uma conquista para a instituição que não realiza cursos como esse há cerca de seis anos. Ela destaca também que formação de liderança é uma ferramenta estratégica que visa aperfeiçoar o nível de conhecimento do servidor para garantir a efetividade do trabalho da Sema, com melhoria no relacionamento e comunicação interna, formação de equipes com sinergia e coesão. “Tudo isso visa uma melhor resposta à sociedade, que precisa de atendimento e serviços de qualidade.”

Conforme a professora do curso, a psicóloga e coaching Ana Cristina Boscolo, esse projeto de formação de líderes já foi aplicado com sucesso no Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região de Mato Grosso, e depois se expandiu para outras instituições públicas estaduais e também de outros estados. A aplicação do curso na Sema exigiu customização para a realidade do órgão ambiental. “É um curso que visa fazer o ser humano pensar sobre seus próprios modelos mentais e paradigmas, traz benefícios não só para o dia a dia no trabalho, como na vida.”

O secretário-adjunto de Licenciamento Ambiental, André Torres Baby, que também participou do lançamento da primeira turma, respondendo pela secretária Ana Luiza Peterlini, que estava de férias, ressaltou a importância de os servidores desenvolverem habilidades de liderança, a exemplo do imperador romano Alexandre – o Grande - que até os 30 anos havia criado um dos maiores impérios do mundo antigo, da Grécia para o Egito e noroeste da Índia. Também enfatizou que como conhecimento é um patrimônio incomparável, as turmas são compostas prioritariamente por cargos do quadro efetivo da secretaria. “Nós queremos que essas mudanças sejam permanentes e incorporadas à rotina da instituição.”

Mudanças

Para o coordenador de Monitoramento da Qualidade Ambiental da Sema, Sérgio Batista de Figueiredo, que pela primeira vez assume um cargo de coordenação, está sendo uma grata surpresa participar do curso que visa auxiliar em ações cotidianas junto à equipe, como dar feed back assertivo e melhorar o relacionamento interpessoal. Ele se sente aberto às mudanças que o órgão ambiental necessita. “Estar numa posição como essa exige mais disposição para aprender, estou gostando desta nova fase”. O mesmo avalia a coordenadora de Normas, Janayna Couto de Oliveira, que depois de 5 anos de Sema é a primeira vez que participa de uma formação em liderança. Seu maior interesse é aprender técnicas de gerenciamento de conflitos. “É necessário internalizar que tudo que acontece no ambiente de trabalho não é pessoal, as correções e atritos podem nos ajudar a crescer como servidor, coordenador e pessoa principalmente.”

Com formação em coach, a partir de uma iniciativa pessoal, Silvana Moura Alves, que é servidora de carreira da Sema e gerente de Acompanhamento de Parcerias e Apoio à Regularização Ambiental de Imóveis Rurais (CAR), explica que um curso como esse faz toda a diferença na vida do ser humano, independente do cargo que ocupa. “Imagine a gente ter a oportunidade de se deparar com reflexões que possam mudar nossos hábitos para melhor? O melhor é descobrir que ações simples do nosso cotidiano impactam tão positivamente no cotidiano da instituição e dos nossos colegas.”

Sobre o curso

A coordenadoria de Gestão de Pessoas, Méris Sant'Ana, informa que para haver desempenho, os 90 inscritos estão divididos em três turmas de 30 pessoas, que ao final do curso receberão um certificado. Cada um dos módulos terá 16 horas/aula, distribuídos por 2 dias ao mês para cada turma. Na semana passada uma turma já iniciou a capacitação, as outras duas turmas terão aula do 1º módulo também no mês de janeiro. “Paralelamente temos outras atividades previstas para este ano que priorizam a qualificação do corpo técnico da Sema.”

Nesse primeiro módulo, os líderes têm contato com informações básicos, entre elas, sobre o que é ser um líder, suas principais habilidades, como ele se comporta com a equipe, estudam ainda ‘Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes’ (do livro Stephen R. Covey), os tipos de relação (ganha-ganha, ganha-perde, perde-perde, etc) e por que é importante estabelecer ‘ganha-ganha’ no dia a dia de trabalho, avaliam o que é uma conta bancária emocional e as formas de mantê-la saudável. Também são feitas várias dinâmicas e exercícios práticos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet