Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agricultura Familiar

Equipe técnica da Seaf participa do Pé na Estrada” em Jaciara

Com o objetivo de colher informações in loco nas propriedades, levar assistência técnica e desenvolver ações para fortalecer os pequenos produtores do Vale do São Lourenço, uma equipe da Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários participou da primeira expedição do projeto “Pé na Estrada”, coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente de Jaciara.

O projeto que iniciou neste último final de semana contou com a presença de técnicos da Seaf e da Empaer, vereadores, do prefeito do município, Ademir de Lima e o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Suelme Fernandes.

“Percorremos mais de cinco pequenas propriedades neste sábado para apresentar o “Pé na Estada” ao secretário Suelme, a potencialidade de Jaciara e o distrito de Celma. Estamos à frente da pasta a partir de agora para alavancar a piscicultura e produção de hortaliças”, comentou o secretário Rosandro de Moura.

Umas das visitas ocorreu no Assentamento São Francisco, onde a equipe se reuniu com o presidente da Associação, Antônio Ferreira Alencar, e demais assentados que representam cerca de 45 famílias da região. A principal reivindicação dos pequenos produtores é a falta de água e problema com o abastecimento nas áreas mais altas.

De acordo com Suelme Fernandes, ainda este semestre será enviada uma equipe para fazer o estudo georeferenciado do assentamento, com objetivo de identificar o melhor lugar para a captação da água. Outro tema abordado foi a situação dos beneficiários junto ao Banco da Terra.

Produção de hortaliças

A organização e produtividade encontrada no Distrito de Celma chamou atenção durante visita às plantações de hortaliças. A primeira foi a do senhor José Adão de Souza, que cultiva couve, variedades de alfaces e cheiro verde numa área 1,5 hectares. A produção é distribuída nos maiores mercados de Cuiabá e Rondonópolis.

Ainda em Celma, a comitiva do “Pé na Estrada” conversou com a presidente dos pequenos produtores do Distrito, Marcela França. Na ocasião foi realizado um levantamento sobre as dificuldades e necessidades da região como a regularização fundiária e assistência técnica.

O prefeito de Jaciara comentou que a parceria entre Prefeitura e Estado é essencial em ações da agricultura. “A agricultura familiar tem um papel importante na nossa economia. O grande produtor ele tem toda uma infraestrutura dentro da sua propriedade e necessita apenas de estradas em boas condições para escoar sua produção. Já o pequeno, além das estradas ele também precisa de orientação técnica, equipamentos e uma infraestrutura, o que já estamos disponibilizando no nosso município e vamos melhorar ainda mais com as novas ações.

“A visita em Jaciara e Celma surpreendeu positivamente, pois encontramos ‘cases’ de sucesso dos pequenos produtores que já revendem para o Big Lar e Comper sem assistência técnica atuante. Estivemos com a Empaer, orientamos e vamos dar o empurrãozinho do Estado aos agricultores familiares que realmente tem vocação produtiva. Iremos estimular as boas iniciativas encontradas, o projeto “Pé na estrada” veio para fazer a diferença”, finalizou Suelme.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet