Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Pecuária

Estudo aponta tendências para caprinocultura e ovinocultura nos cenários nacional e internacional

07 Jan 2016 - 16:22

Adilson Nóbrega/Embrapa Caprinos e Ovinos

Oportunidades para tornar os produtos nacionais mais competitivos no mercado externo e desafios para evitar a estagnação da produção em um cenário econômico de incertezas. Essas são as principais perspectivas para a caprinocultura e ovinocultura no Brasil em 2016, segundo o estudo "Panorama e perspectiva nacional da Ovinocultura e Caprinocultura" conduzido pelos pesquisadores Klinger Magalhães, Espedito Cezário Martins, Juan Ferelli de Souza, Caroline Barbosa e Vinícius Guimarães, todos da equipe da Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE), que também elaborou uma análise destas cadeias no cenário internacional.

Segundo o estudo, a recente desvalorização da moeda brasileira pode dotar os produtos nacionais (leite, carne, pele, lã) de melhor competitividade no exterior, remunerando melhor os produtores que comercializem em uma moeda mais valorizada. Esse fator se soma a aspectos positivos como a evolução sistemática em genética, sanidade e nutrição, combinando em custos mais baixos de produção. Este cenário, porém, traz desafios a serem superados, entre eles uma importação mais cara de insumos e produtos.

De acordo com os pesquisadores, outro fator a ser observado com atenção em 2016 é previsão de ocorrência do fenômeno climático El Niño, já em curso, que pode determinar condições potencialmente desfavoráveis para as principais regiões produtoras. Um maior impacto pode ser observado no Nordeste, que concentra 91,6% do rebanho de caprinos e 57,5% do efetivo de ovinos em território nacional e já contabiliza o quarto ano consecutivo de seca – um ano adicional de chuvas abaixo da média pode agravar ainda mais as condições produtivas.

Como contraponto, a pesquisa ressalta, porém, que nos últimos três anos, apesar da seca, os rebanhos de caprinos e ovinos aumentaram no país. "A resiliência dessas atividades em condições desafiantes, aliada à capacidade de adaptação dos produtores à uma nova realidade produtiva, são alguns dos fatores capazes de explicar esse aumento no efetivo do rebanho", destaca o estudo.

A avaliação dos pesquisadores para 2016 é de um ano que requer cautela na condução de investimentos e acompanhamento das movimentações do cenário econômico nacional, considerando a possibilidade de que o período seja um panorama passageiro, para que se façam ajustes necessários. "Cabe aos agentes produtivos encontrar alternativas, com redução de custos e busca de novos e nichos de mercado, aliando empreendedorismo, profissionalismo e inventividade", afirma a equipe, no estudo.


Tendências de longo prazo

Na avaliação dos pesquisadores da Embrapa Caprinos e Ovinos, em um cenário de longo prazo o aumento na produção e consumo dos produtos dessas cadeias é algo que deve ocorrer no Brasil, seja por fatores como o crescimento natural da população e da renda, seja pela organização desses setores para expandir seus mercados, dado o seu potencial. Para isso, entretanto, gargalos como a questão da formalização do abate e a melhor inspeção sanitária dos produtos precisam ser superados.

Para os pesquisadores, o pequeno produtor de caprinos e ovinos, inclusive familiar, deve ser colocado como elemento essencial no direcionamento estratégico, dado sua importância produtiva e social. "Isso também está relacionado com um aspecto dicotômico dessas cadeias, dado que os principais mercados desses produtos têm duas frentes bem definidas, de um lado o consumo de caráter regional e tradicional, associados a produtos menos elaborados e de baixo valor agregado, de outro, o consumo gourmet, em centros urbanos com maior poder de compra", avalia o estudo, enfatizando que essas questões podem ser resolvidas pela percepção de que a organização do setor produtivo pode permitir maiores ganhos, atraindo investidores.


Rebanhos de caprinos e ovinos no Brasil

Segundo dados do IBGE, o rebanho nacional de caprinos em 2014 alcançou 8.851.879 cabeças, sendo 8.109.672 cabeças na Região Nordeste (91,6%), enquanto o rebanho ovino registrou em 2014 o número de 17.614.454 cabeças no País, das quais 10.126.799 estão no Nordeste (57,5%) e 5.166.225 na Região Sul (29,3%). O país concentra hoje o 22º rebanho mundial de caprinos e o 18º maior rebanho de ovinos no planeta.

Em termos de tendência nota-se uma diminuição do rebanho de caprinos no período de 2005 a 2014: analisando-se os últimos dez anos, percebe-se que o rebanho reduziu em aproximadamente 14%. Entretanto, a partir de 2012 o rebanho caprino vem mostrando uma recuperação de 2,4% no efetivo.

Já o rebanho ovino, apesar de ter também sofrido redução entre 2011 e 2012, apresenta uma tendência de crescimento do efetivo nos últimos dez anos. Para os pesquisadores, a menor concentração regional dos animais e a crescente demanda por produtos da ovinocultura nos últimos anos, possivelmente são algumas das razões que dão suporte ao crescimento do rebanho no país.

Tendências internacionais

Na avaliação dos pesquisadores da Embrapa Caprinos e Ovinos, algumas das tendências do cenário mundial para a produção de caprinos e ovinos em 2016 são:

- A análise da evolução da produção mundial de carne caprina num período recente mostra que o comportamento do mercado desta carne apresenta padrão de crescimento muito semelhante ao crescimento do rebanho caprino. Nos últimos 5 anos, a produção de carne caprina no mundo teve uma taxa de crescimento de 1,4% ao ano (ressalte-se que a taxa de crescimento do rebanho girou em torno de 1%). Portanto, assim como o rebanho, em 2016 prevalecerá uma tendência de baixo crescimento da produção mundial de carne caprina.

- A análise da evolução da produção mundial de leite de cabra num período recente mostra que o comportamento do mercado do leite apresenta padrão de crescimento muito semelhante ao crescimento do rebanho caprino. Nos últimos cinco anos, a produção de leite de cabra no mundo teve uma taxa de crescimento de 1,6% ao ano (ressalte-se que a taxa de crescimento do rebanho girou em torno de 1%). Portanto, assim como o rebanho, em 2016 prevalecerá uma tendência de baixo crescimento da produção mundial de leite de cabra.

- A análise da evolução da produção mundial de leite de ovelha num período recente mostra que o comportamento do mercado do leite apresenta padrão de crescimento muito semelhante ao crescimento do rebanho ovino. Nos últimos cinco anos, a produção de leite de ovelha no mundo teve uma taxa de crescimento de 1,3% ao ano enquanto que a taxa de crescimento do rebanho neste mesmo período foi de 1,5% ao ano. Portanto, assim como o rebanho, em 2016 prevalecerá uma tendência de baixo crescimento da produção mundial de leite de ovelha.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet