Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

até 2020

Em Paris, Taques assina declaração de esforços para desmatamento ilegal zero

Foto: José Medeiros/GCom-MT

Em Paris, Taques assina declaração de esforços para desmatamento ilegal zero
Em Paris, na França, para a Conferência do Clima (COP 21) o governador Pedro Taques assinou a declaração proposta pelo Ministério do Meio Ambiente que prevê o desmatamento ilegal zero no Estado até 2020. Hoje, Mato Grosso é considerado o segundo maior desmatador da Amazônia Legal.

O acordo foi assinado nesta segunda-feira, 07 de dezembro, na embaixada do Brasil na França. Ele prevê esforços entre União e Estado para o cumprimento da proposta para o fim do desmatamento ilegal. Além de Taques, o governador do Acre, Tião Viana, também assinou a proposta.

A declaração assinada pelos dois estados e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, destaca que Mato Grosso, Acre e a União se comprometem em acelerar a implantação do novo Código Florestal, bem como a realização de monitoramentos, fiscalização e combate ao desmatamento ilegal.

Leia mais:
Em Paris, Pedro Taques apresenta metas ambiciosas na área ambiental e quer captar R$ 39 bilhões para projeto

Como o Agro Olhar mostrou recentemente, estudo apresentado pelo Ministério do Meio Ambiente aponta Mato Grosso como o segundo maior "desmatador" da Amazônia Legal. Somente entre julho de 2014 e agosto de 2015 foram abertos no estado 1.508 km², 40% a mais que os 1.075 km² do período anterior.

"Nós já estamos comprometidos com esta causa, por isso com muita tranquilidade, assino este termo em nome do povo de Mato Grosso. É uma meta ambiciosa, mas teremos apoio do governo federal e mais instituições para que possamos alcançá-la. Mato Grosso tem a responsabilidade de produzir alimentos para o mundo, mas também temos a responsabilidade de manter nossa floresta em pé", declarou Pedro Taques.

Segundo Izabella Teixeira, o compromisso assinado exigirá dos Estados o aprimoramento da gestão ambiental. Ainda de acordo com a ministra, Mato Grosso e Acre terão 90 dias para apresentar ao Governo Federal estratégias para a concretização da meta de desmatamento ilegal zero em 2020.

Conforme Izabella Teixeira, Mato Grosso e Acre foram escolhidos para assinar o compromisso em decorrência aos seus perfis.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet