Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política

Ministro vem esclarecer medidas sobre paralisação de caminhoneiros

O ministro da Casa Civil da Presidência da República, Jaques Wagner, é o convidado da audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, na quarta-feira (2). Os parlamentares querem ouvir esclarecimentos sobre ações relativas à paralisação dos caminhoneiros.

O deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), um dos que solicitou o debate, lembrou que no final de fevereiro de 2015 foi deflagrada greve dos caminhoneiros, onde foi apresentada a pauta de reinvindicações da categoria: criação da tabela referencial de frete mínimo; redução custo do óleo diesel; refinanciamento dos veículos; condições das estradas; isenção de pedágios para eixo suspenso; entre outros itens.

Em protestos, caminhoneiros bloquearam 129 trechos de rodovias em 14 estados.

Goergen ressaltou que, na época, os setores produtivos e comércio, ficaram desabastecidos, faltando insumos e produtos essenciais para alimentação da população. Agora, novamente os caminhoneiros mobilizam paralisação alegando que as propostas do governo não foram cumpridas, e que, ao contrário, o custo do óleo diesel foi reajustado e as condições das estradas continuam precárias, ou seja, toda a pauta de reinvindicação é recorrente.

Preocupado com a falta de abastecimento do setor primário, o escoamento da produção e a possibilidade de ausência de produtos essenciais alimentares para os cidadãos, o deputado considera necessário ouvir esclarecimentos do ministro sobre a pauta de reinvindicação dos caminhoneiros, compromissos firmados e os itens atendidos pelo governo.

Assim esperamos ver o presente requerimento aprovado pelo plenário da Comissão, para que sejam prestados os devidos esclarecimentos sobre a pauta dos caminhoneiros e as providências adotados pelo Governo, devido os prejuízos que podem ocorrer ao setor produtivo brasileiro.

A reunião está marcada para as 14 horas, no plenário 6.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet