Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Notícias / Meio Ambiente

Emissão de CO2 no Brasil é 32% menor que média mundial

Assessoria de Comunicação Social Ministério de Minas e Energia

27 Out 2015 - 10:02

Com forte presença de fontes renováveis em sua matriz energética, o Brasil registrou, em 2014, emissão de gases do efeito estufa equivalente a 1,59 tCO2/tep de energia (tep = tonelada equivalente de petróleo), indicador 32% inferior ao verificado no mundo, de 2,34 tCO2/tep. O Brasil emitiu 486 milhões de toneladas de dióxido de carbono (MtCO2) no ano base de 2014, o que equivale a 1,5% das emissões mundiais, de 31.880 MtCO2. Os dados constam no boletim “Energia no Mundo 2014”, divulgado anualmente pela Secretária de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME).

Na matriz energética brasileira – energia necessária para movimentar a economia -, a proporção das fontes renováveis é de 39,4%, quase três vezes o indicador mundial, de 13,6%. Enquanto na matriz energética mundial os combustíveis fósseis respondem por 82% do total, na matriz brasileira o indicador é de 59%. A participação das fontes renováveis em sua matriz energética tem forte influência no índice de CO2 no país.

O boletim “Energia no Mundo” apresenta gráficos e dados sobre as matrizes energética e elétrica de 89 países. O documento também traz indicadores sobre a produção e o consumo de energia nesses países e suas relações com o PIB, população, emissões de CO2.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agro Olhar. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agro Olhar poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Sitevip Internet