Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

CPI investiga naufrágio de navio com cinco mil bois no Pará

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados que investiga maus-tratos a animais realiza hoje uma diligência na cidade de Barcarena, no Pará, para verificar as causas e consequências do naufrágio de um navio com cinco mil bois vivos. O navio cargueiro “Haidar”, de bandeira libanesa, afundou na semana passada (6), no porto de Vila do Conde, provocando a morte dos animais, que seriam levados para a Venezuela, e vazamento de óleo.

A diligência foi solicitada pelo deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA). Segundo ele, cerca de 10% dos animais que embarcam no Brasil não conseguem chegar ao destino. “A embarcação inadequada e desumana dos animais é extremamente lucrativa, com consequências graves, penas relativamente pequenas e poucos processos instaurados”, ressalta Jordy. Uma das questões que o parlamentar considera importante a comissão verificar é se o navio transportaria uma carga maior do que suportado, o que pode ter gerado a perda do centro de sustentação.

Além da visita aos locais afetados pelo naufrágio, os parlamentares devem se reunir com representantes da Delegacia do Meio Ambiente do Pará (Dema); do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Pará; da Companhia das Docas do Pará; e do Fórum de Defesa Animal do Pará. A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que também estará em Barcarena para discutir questões ambientais, deve participar da audiência.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet