Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Sustentabilidade

Camisetas feitas de garrafa pet são mais ‘frescas’ e ecológicas

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Camisetas feitas de garrafa pet são mais ‘frescas’ e ecológicas
Consideradas ‘frescas’ por quem usa, as camisetas feitas de garrafa pet estão ganhando adeptos em Mato Grosso. As camisetas são confeccionadas de tecidos compostos de 50% algodão e 50% fio de garrafa pet. O fato de serem sustentáveis e ecológicas é o principal ponto para a cada dia a procura crescer.

Em média para fazer uma camiseta são necessárias duas garrafas pet, comenta Geraldo Gama, proprietário da Ecopantaneiro em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A empresa é uma franquia criada no Mato Grosso do Sul de revenda oficial da marca “Camiseta Feita de PET”.

Leia mais:
Cuiabá sediará maior evento de empreendedorismo inovador da América Latina

“São camisetas ecológicas e sustentáveis. Retira-se do meio ambiente a garrafa , recicla e se produz a camiseta”, comentou ao Agro Olhar, durante a Bienal dos Negócios da Agricultura Brasil Central, realizada nos dias 31 de agosto e 1º de outubro em Campo Grande(MS).

As vendas, comenta Geraldo Gama, a cada dia crescem, o que prova haver aceitação dos consumidores. “A primeira impressão que se tem é que é uma camiseta quente e não é”.

A fábrica das camisetas, a “Camiseta Feita de PET” fica em São Paulo. O proprietário da Ecopantaneiro revela ter conhecido a marca durante um evento ao qual participou na região Nordeste . “Vimos que era algo que não tinha no Mato Grosso do Sul e Mato Grosso e foi aí que tivemos a ideia de trazer para os dois estados”.

De acordo com estudos, uma garrafa pet leva entre 100 e 450 anos para se decompor na natureza. No Brasil existem cerca de 500 empresas recicladoras, que geram em torno de 11,5 mil empregos.

Estudo realizado pela Associação Brasileira da Indústria do PET (Abripet), aponta que aproximadamente 50% do que é descartado é reciclado.

O Censo 2012 da Abripet revela que 331 mil toneladas de pet foram coletadas naquele ano contra 294 mil toneladas em 2011. Deste volume 38% do pet reciclado teve como destinação final a indústria têxtil, sendo 28% para tecidos e malhas e 28% para cerdas, cordas e monofilamentos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet