Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Agricultura Familiar

mais investimento

Deputado frisa importância da assistência e extensão rural para Mato Grosso e tecnologia no campo

Foto: Reprodução/Internet

Deputado frisa importância da assistência e extensão rural para Mato Grosso e tecnologia no campo
Assistência técnica e extensão rural foi o assunto debatido por deputados federais da Frente Parlamentar da Câmara dos Deputados durante seminário sobre desenvolvimento rural sustentável. O evento, realizado nesta segunda-feira (10), tinha o objetivo de levantar a importância da fomentação da assistência técnica moderna e inovadora na agricultura familiar no país.

O evento realizado em Goiânia (GO) foi de iniciativa da Frente Parlamentar da Assistência Técnica e Extensão Rural da Câmara dos Deputados e teve a participação de 12 autoridades regionais, representantes de cooperativas do Centro-Oeste e entidades públicas ligadas à agricultura familiar. Entres os presentes estavam os deputados federais Ezequiel Fonseca (PP-MT), Zé Silva (SD-MG), Roberto Balestra (PP-GO) e Celso Madaner (PMDB-SC).

Leia mais: 
Custo de produção da pecuária sobe 2,13% em Mato Grosso 
Para Joaquim Barbosa chefe do executivo "deve agir em harmonia com os outros poderes"

Um dos assuntos debatido durante o evento foi a assistência técnica moderna e inovadora com transferência de tecnologia para o campo, um novo modelo do sistema que vem sendo construído pelos deputados da Frente Parlamentar, gestores do setor e extensionistas para ser levado ao governo federal como mecanismo de política pública.

O tema do evento está sendo muito comentado em palestras e debates com o objetivo de focalizar na importância do desenvolvimento e reestruturação de órgãos e entidades envolvidas com o setor agrícola, e estabelecendo estratégias de capacitação extensionista com incremento de recursos tecnológicos para melhorar a qualidade de vida do produtor rural.

Para o deputado federal Ezequiel Fonseca, os desafios são muitos, mas que estão sendo superados no Congresso através da Frente Parlamentar. "Sou filho de pequeno produtor rural e encontrei na Câmara Federal pessoas dedicadas com o setor e, principalmente, comprometidas em fazer a diferença, estamos debatendo e discutindo meios para que os trabalhadores da agricultura familiar possam progredir".

O deputado frisou também a importância da mulher na extensão rural. "Lembro-me de uma mulher que fez a diferença, a mineira Sandra que há 30 anos se instalou na região Oeste de Mato Grosso e fez um belíssimo trabalho no meio rural, levando informação e ajudando as famílias na organização". Para ele, o desenvolvimento rural será uma importante ferramenta para o Brasil sair da crise, mas para isso é preciso investir no setor para trazer resultados imensuráveis.

O evento também contou com a presença do presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Assistência e Extensão Rural de Mato Grosso (EMPAER), Layr Mota, o secretário de agricultura familiar Suelme Fernandes, além de além de representantes da EMATER-GO, AGRAER-MS, FAEG, ASBRAER, FAZER, ANATER, CONTAG, CONSEPA, MAPA, SINDIAGRI e demais autoridades.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet