Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

MISSÃO TÉCNICA MT

Mesmo com dificuldades, pecuária argentina registra bons níveis de produção

Foto: Famato/Senar-MT

Mesmo com dificuldades, pecuária argentina registra bons níveis de produção
Apesar das dificuldades econômicas vividas pela Argentina nos últimos anos, inclusive com fechamento de portos, a pecuária no país apresenta bons níveis de produção tanto de carne quanto de leite. A aplicação de técnicas avançadas de nutrição animal e a sanidade do rebanho são os principais fatores para tal resultado no país. Na última semana produtores rurais de Mato Grosso, lideranças sindicais e técnicos constataram de perto o desenvolvimento da pecuária argentina.

O grupo, formado por 31 pessoas, visitou diversas propriedades na Argentina e institutos de pesquisa através de Missão Técnica promovida pela Famato e pelo Senar-MT.

Leia mais:
Mutirão Rural 2015 deve atender cerca de 9 mil pessoas no campo
Qualificação no campo deve dobrar com Núcleo Avançado de Capacitação

Em 10 anos o rebanho bovino da Argentina caiu de 61 milhões de cabeças para 51 milhões de cabeças. Assim como no Brasil, os pecuaristas argentinos também enfrentam problemas com altos custos de produção e impostos, além de dificuldades com mão de obra qualificada e sucessão familiar.

O grupo de produtores mato-grossenses visitou propriedades pecuárias acompanhado do diretor geral da Safras e Mercado, Raúl Fernando Burgos. Segundo ele, os produtores na Argentina estão descapitalizados e sem acesso a financiamentos públicos e privados. Ele comenta que o país enfrenta inflação alta e câmbio desfavorável, além de mercados fechados em decorrência as "relações exteriores do país têm criado uma conjuntura adversa para o mercado agrícola e pecuário argentino".

Apesar da situação vivida pela Argentina, de acordo com os produtores de Mato Grosso constatou-se que o país vizinho está "muito avançados na alimentação de bovinos em confinamento e semi-confinamento. O próprio clima faz com que eles desenvolvam um processo que nós não estamos aplicando em nossa região para o semi-confinamento", como destaca o presidente do Sindicato Rural de Aripuanã, Aparecido Walsovir Piola.

De acordo com o vice-presidente do Sistema Famato/Senar-MT, Normando Corral, missões técnicas como são importantes para a troca de experiências e união do setor. "Há uma proximidade maior e um intercâmbio muito grande entre nós do Sistema Famato e Senar".
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet