Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

SANIDADE ANIMAL

Produtores levam preocupação sobre fronteira com a Bolívia para Taques

Foto: Maria Anffe/GCom-MT

Produtores levam preocupação sobre fronteira com a Bolívia para Taques
As preocupações com a sanidade animal nos municípios fronteiriços com a Bolívia e a importação clandestina de animais, que colocam a produção mato-grossense em risco, foram levadas por produtores das regiões Sudoeste e Oeste do estado para o governador Pedro Taques. O grupo formado por representantes de Sindicatos Rurais ainda solicitou ao governador o funcionamento do Comitê da Faixa de Fronteira.

De acordo com Taques, o decreto que criou o Comitê da Faixa de Fronteira está sendo refeito e será, também, transferido da Secretaria de Estado da Casa Civil para o Gabinete de Articulação e Desenvolvimento Regional (GDR).

Leia mais:
Falta de mão de obra capacitada é entrave do agronegócio na baixada cuiabana
Falta de animais terminados para abate ajuda a manter preços altos em MT

O secretário de Estado do Gabinete de Articulação e Desenvolvimento Regional (GDR), Eduardo Moura, destacou que o Comitê da Faixa de Fronteira será fundamental para a região na resolução de problemas.

Presente na reunião, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, ressaltou que a região de fronteira com a Bolívia é estratégica para Mato Grosso e que por ser uma região de fronteira muitas vezes acaba sofrendo mais que as outras áreas do estado.

Frigoríficos

O fechamento de unidades frigoríficas nas duas regiões foi outro ponto levantado pelos Sindicatos Rurais, uma vez que inúmeras demissões foram realizadas, deixando ainda mais delicada à situação econômica já abalada pela crise nacional.

Conforme o governo de Mato Grosso, o governador Pedro Taques destacou já estar em negociação com os frigoríficos a questão dos incentivos. O governador destacou ainda que a perspectiva é que novos acordos sejam fechados até o final do ano.

Para o presidente do Sindicato Rural do município de São José dos Quatro Marcos (314 km de Cuiabá), Alessandro Casado, a informação de negociações avançadas com 11 frigoríficos é tranquilizante. "A crise econômica nacional desencadeou um efeito em cascata e acabou deixando a situação na região bem delicada. O governador prontamente nos atendeu e nos tranquilizou ao informar que as negociações estão avançadas com os 11 frigoríficos".
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet