Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

Certificado OIE

Mato Grosso passa por auditoria para se tornar zona livre da Peste Suína Clássica

Foto: Reprodução/Internet

Mato Grosso passa por auditoria para se tornar zona livre da Peste Suína Clássica
Mato Grosso passará por uma auditoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que visa avaliar a situação sanitária e os trabalhos desenvolvidos no que diz respeito à suinocultura e a Peste Suína Clássica (PSC). O objetivo com a auditoria é obter o reconhecimento internacional de zona livre da Peste Suína Clássica.

Mato Grosso, segundo dados da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), possui mais de 2 milhões de cabeças de suínos, sendo que 1,6 milhões estão em granjas comerciais. O estado é o quinto maior produtor de suínos do Brasil. Atualmente, no Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) 413 granjas comerciais estão cadastradas.

Desde a última segunda-feira (13) o fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Roberto Hausen Messerschmidt, está percorrendo o estado para avaliar os trabalhos desenvolvidos em vigilância sanitária no setor. Na segunda-feira o fiscal federal esteve reunido com a Acrismat e o Indea.

Leia mais:
Criadores de suínos de MT são visitados por Projeto Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono
Acrismat articula para MT receber certificação ‘livre de peste suína clássica’

Serão avaliadas pelo fiscal do Mapa postos fiscais e Unidades Locais de Execução (ULE) do Indea. De acordo com o presidente do Indea, Guilherme Nolasco, todos os requisitos exigidos foram cumpridos pela instituição, sendo investido em qualificação dos servidores e colocados em funcionamento mais dois postos de fiscalização.

Conforme o fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Roberto Hausen Messerschmidt, ter o reconhecimento internacional, emitido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), é importante para o produtor e para o país, visto abrir as portas para a exportação. Ele destaca que o Ministério já recebeu de Mato Grosso as medidas que estão sendo adotadas para o recebimento do certificado.

Messerschmidt destaca ainda que a certificação é importante por trazer o selo de sanidade dos animais do estado, o que auxilia em uma melhoria da remuneração e na ampliação de mercados para Mato Grosso.

Durante reunião em junho, em Brasília (DF), foi apresentado para Mato Grosso que faltava para o estado a ampliação da área de fiscalização interestadual. “Foi realizada uma força tarefa para a abertura de um posto fiscal em Guarantã do Norte, na divisa com o estado do Pará. Por meio de convênio com a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) foi possível abrir o posto que, a princípio, funcionará em containers”, pontua o presidente do Indea, Guilherme Nolasco.

O Indea destaca que em "Colniza, município vizinho do Pará, devido ao baixo tráfego de animais e ao difícil acesso, serão realizadas barreiras volantes, com equipamentos e veículos doados pelo Fundo Emergencial de Saúde Animal (Fesa-MT). Já em Vila Rica (divisa com o Pará) o posto fiscal está em funcionamento desde 22 de junho, em parceria com a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). Em breve, o Indea irá começar no Posto XII de Outubro, no município de Comodoro (divisa com Rondônia)".
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet