Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Pecuária

bovinos e bubalinos

Prazo para comunicar a imunização de rebanho contra a brucelose encerra nesta sexta

Foto: Reprodução

Prazo para comunicar a imunização de rebanho contra a brucelose encerra nesta sexta
Encerra nesta sexta-feira (10) o prazo para os pecuaristas de Mato Grosso informarem a realização da imunização do rebanho bovino contra a brucelose para o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea). A primeira etapa da campanha de vacinação ocorreu entre 1º de janeiro a 30 de junho e o produtor deve apresentar o atestado de vacinação dos bovinos e bubalinos fêmeas de três a oito meses de idade.

Leia mais 
Governo de Mato Grosso irá auxiliar trabalhadores de frigoríficos demitidos
Com safra "definida" Mato Grosso é responsável por 24,1% da produção nacional

De acordo com o Indea, o produtor que deixou de imunizar as fêmeas com idade de vacinação dentro da etapa, só poderá vacinar as bezerras mediantes autorização do Indea. A multa por animal não vacinado dentro do período da campanha é de 2,25 Unidade Padrão Fiscal (UPF) dentro do período da campanha.

Além da multa, o produtor fica com seu cadastro suspenso no Indea por um prazo mínimo de 30 dias, sem poder emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) para qualquer finalidade.

A segunda etapa de vacinação vai de 1º de julho a 31 de dezembro. As bezerras deverão receber a marca com a letra V, acompanhada do algarismo final do ano da vacinação, no lado esquerdo da cara, exemplo V5. É proibida a vacinação em machos de qualquer idade e de fêmeas com idade superior a 8 meses. A aplicação da vacina deve ser feita por médico veterinário ou vacinador sob sua supervisão.

Em Mato Grosso, o índice de animais vacinados dentro do período da campanha, tem se mantido acima de 80% desde 2006, e vem aumentando gradativamente a cada etapa.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet