Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

ABERTURA DE PORTOS

Japão fará visita em frigoríficos no Brasil; Mato Grosso pode estar na rota

Foto: Priscilla Mendes/Mapa

Japão fará visita em frigoríficos no Brasil; Mato Grosso pode estar na rota
Técnicos do Japão virão para o Brasil em agosto vistoriar plantas frigoríficas, propriedades rurais e laboratórios. O anúncio da missão japonesa ao Brasil foi feito nesta segunda-feira (06) durante visita da ministra Kátia Abreu ao país oriental. Mato Grosso pode estar na lista.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, e o senador mato-grossense Wellington Fagundes (PR-MT) estão no Japão em missão com o objetivo de abrir os portos para o Brasil, principalmente para a carne, além de ampliar as negociações para investimentos no Programa de Investimento em Logística, onde o Japão possui interesse na Ferrovia Bioceânica, que cortará Mato Grosso. O modal irá ligar os oceanos Atlântico e Pacífico, saindo do litoral norte do Rio de Janeiro, passando por Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre, seguindo pelo Peru até o Porto de Ilo.

Leia mais:
Senador de Mato Grosso integra comitiva do Mapa que visa ampliar exportações e ferrovia
Comissão no Senado irá debater a viabilidade da Ferrovia Bioceânica

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, os ministérios da Agricultura e da Saúde do Japão receberam nesta segunda-feira (06) da ministra Kátia Abreu os documentos de análise de risco que estavam pendentes. A próxima etapa para a abertura de mercado para o Brasil é a abertura de uma consulta pública de 30 dias e a realização, paralelamente, de inspeção a frigoríficos, laboratórios e fazendas.

O Agro Olhar entrou em contato com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e foi informado que a princípio não se sabe quantas unidades frigoríficas, propriedades rurais e laboratórios serão visitados durante a missão japonesa. De acordo com o Ministério brasileiro, o Japão deverá encaminhar próxima a data da missão um cronograma com os locais a serem visitados e as datas. Mato Grosso por ser grande produtor de grãos e carne bovina pode estar na rota de visitas.

“Sabemos da preocupação do Ministério da Saúde. Por isso, queremos, com muita compreensão, que o governo japonês conheça de fato o sistema brasileiro de defesa, porque temos certeza que eles eliminarão suas preocupações. Nada hoje é mais importante para o Mapa do que aprimorar o sistema de defesa animal e vegetal", declarou a ministra Kátia Abreu à vice-ministra da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão, Keiko Nagaoka.

Conforme a vice-ministra da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão, Keiko Nagaoka, "Hoje trocamos muitas informações importantes em nível técnico. Gostaríamos de dar andamento a essa discussão de forma proativa e continuar com a discussão para liberar a importação de carne".
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet