Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

COMUM LÁ

Planta daninha dos EUA é achada em lavouras de algodão e soja de Mato Grosso

Foto: IMAmt

Amaranthus palmeri encontrada em lavoura de algodão de Mato Grosso

Amaranthus palmeri encontrada em lavoura de algodão de Mato Grosso

A Amaranthus palmeri, principal planta daninha nas lavouras de algodão nos Estados Unidos, foi localizada em áreas de utilizadas para cultivo com rotação das culturas de algodão, soja e milho em Mato Grosso. A identificação da planta daninha comum nos Estados Unidos foi identificada em lavouras da região Centro-Norte de Mato Grosso por pesquisadores do estado durante atividades de um projeto de extensão desenvolvido em 2014.

O primeiro relato da planta no Brasil consta na Circular Técnica nº 19, do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), assinada pelo pesquisador Edson Ricardo de Andrade Junior (do IMAmt) e pelos professores Anderson Luís Cavenaghi (do Centro Universitário de Várzea Grande – Univag), Sebastião Carneiro Guimarães (da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT) e Saul Jorge Pinto de Carvalho (do Instituto Federal do Sul de Minas – Machado/MG).

Leia mais:
Mato Grosso tem mais de 60% de milho e algodão da safra 14/15 vendidos
Projeto de treinamento e qualificação de trabalhadores em lavouras de algodão é retomado

A identificação da planta daninha ocorreu em 2014, revelam os autores da Circular Técnica, durante um projeto de extensão realizado IMAmt, em parceria com o Univag e a UFMT, tendo como apoio financeiro o Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).

A identificação foi feita através de plantas caruru que não foram controladas por herbicidas aos quais são suscetíveis. A análise foi realizada através das sementes coletadas e encaminhadas para o IMAmt.

"Nestas amostras, algumas plantas do gênero Amaranthus analisadas chamaram a atenção por não manifestarem qualquer sintoma de fitotoxicidade após a aplicação do herbicida glyphosate e por possuírem características morfológicas de Amaranthus palmeri", revalatam os pesquisadores no estudo.

A pesquisa revela, ainda, que em anos anteriores amostras de plantas do gênero Amaranthus já vinha sido coletadas e na ocasião constatada resistência a herbicidas inibidores da ALS. O estudo salienta que tais plantas, identificadas como A. deflexus e A. retroflexus, foram adequadamente controladas pelo glyphosate.

Segundo os autores da Circular Ténica do IMAmt, a Amaranthus palmeri quando não controlada por levar a perdas no rendimento da cultura. No caso do milho pode chegar a 91, na soja 79% e no algodão 77%, como apontado por bibliografia norte-americana.

Confira aqui a Circular Técnica nº 19 do IMAmt.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet