Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Luto no campo

Morre 'Rei da Soja' Olacyr de Moraes aos 84 anos; setor produtivo lamenta

Foto: Reprodução/Facebook

Morre 'Rei da Soja' Olacyr de Moraes aos 84 anos; setor produtivo lamenta
Morreu na madrugada desta terça-feira (16) o empresário Olacyr de Moraes, 84 anos, mais conhecido como o 'Rei da Soja'. Olacyr vinha lutando desde o início de 2014 contra um câncer no pâncreas. Em Mato Grosso foi um dos grandes precursores da soja, além da criação de gado.

De acordo com nota oficial, emitida pela sua assessoria de imprensa em sua página do Facebook, Olacyr de Moraes faleceu às 03h40 da manhã desta terça-feira, em São Paulo.

Olacyr é considerado em Mato Grosso um dos grandes precursores do agronegócio. Em 1967, quando Mato Grosso ainda era um Estado uno, criou juntamente com um grupo de empresários a "Orpeca S.A." com foco para a criação e engorda de gado na região norte de Mato Grosso. Em 1975 inaugurou a empresa "Itamarati Norte S/A" em Diamantino ocupando uma área total de 110 mil hectares, onde passou a produzir soja, milho e algodão.

Leia mais:
Maggi defende concentração de esforços para fazer ferrovia de Lucas do Rio Verde viabilizar saída para portos do Maranhão
Mato Grosso atinge produtividade média de 111,98 sc/ha com o milho 2ª safra

As técnicas empreendidas pelo revolucionário na Fazenda Itamarati, em Ponta Porã) e na empresa Itamarati Norte S/A Agropecuária, em Diamantino, o levaram a obter nos anos 1980 o título de 'Rei da Soja', por na ocasião ser o maior produtor individual da oleaginosa do mundo.

Ainda nos 1970, mais precisamente em 1979 Olacyr inaugurou a empresa Calcário Tangará na cidade de Tangará da Serra. Na região de Chapadão dos Parecis, em Nova Olímpia, no alto dos anos 1980, construiu a Usinas Itamarati S/A. Em 1986 constituiu a Itamarati Armazéns Gerais com armazenagem e conservação de grãos em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Audacioso Olacyr de Moares, em 1989, em Chapadão dos Parecis, iniciou um programa de melhoramento genético do algodão produzido no Brasil. A pesquisa e desenvolvimento realizada em parceria com a Embrapa gerou a criação da variedade de algodão ITA90, considerada de alta produtividade na época.

Os investimentos do empresário em Mato Grosso chegaram até a energia elétrica. Na década de 1990 Olacyr fez um acordo com o governo de Mato Grosso para construir as Usinas Hidrelétricas JUBA I e JUBA II, com capacidade total instalada de 84 megawatts. O acordo destacava que a energia elétrica excedente seria vendida para a CEMAT.

Setor produtivo lamenta

Em nota a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), lamentou a morte do empresário na madrugada desta terça-feira, em São Paulo. Para o presidente da Aprosoja-MT, Ricardo Tomczyk, Olacyr foi um grande desbravador e empreendedor.

“Olacyr foi um desbravador e empreendedor, apostou na agricultura no Centro-Oeste e investiu na produção e pesquisa de grãos”, declarou Ricardo Tomczyk.

Quem também lamentou a morte do empresário foi a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa). Conforme a entidade, Olacyr foi um dos grandes colaboradores do desenvolvimento da cotonicultura mato-grossense.

Também em nota o senador e produtor em Mato Grosso Blairo Maggi declarou que "Lamento a perda deste homem visionário, que sempre esteve à frente do seu tempo. Fará falta a todos nós. Nossos sinceros sentimentos à toda família e amigos".

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) também lamenta a perda de um dos grandes visionários do agronegócio mato-grossense. “É uma grande perda para o agronegócio brasileiro, em especial para o Centro-Oeste, pois Olacyr foi um dos grandes visionários do potencial agrícola da nossa região. Não era à toa que todos o conheciam como o ‘Rei da Soja’. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos”, destacou o presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado


Confira a nota publicada no Facebook de Olacyr de Moares:

LUTO
É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento do empresário Olacyr de Moraes, 84 anos, na manhã desta terça-feira, 16 de Junho de 2015, às 3:40 horas da manhã na cidade de São Paulo. Olacyr lutou bravamente contra um câncer de pâncreas descoberto no início de 2014 mas acabou sucumbindo à doença.
Olacyr de Moraes foi um dos maiores empreendedores do Brasil, desbravador e visionário, apostou no potencial agrícola do centro-oeste brasileiro investindo na pesquisa e produção de grãos e algodão em uma época em que poucos acreditavam que o solo dessa região fosse receptivo à essas culturas. O resultado de seu empenho fez com que ele ganhasse o apelido de 'O Rei da Soja' por se tornar o maior produtor mundial desse grão no mundo e ajudando a elevar o Brasil à posição de um dos maiores produtores agrícolas do planeta. Durante sua carreira chegou a ter mais de 40 empresas nos setores de construção civil, agrícola e exploração de minérios.
Todos sentiremos muitas saudades.




Atualizada às 11h58. Primeira atualização às 11h53

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet