Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Pecuária

EXPONOP

Vaca de Cuiabá e campeã do 1º torneio leiteiro da raça Gir

Na categoria “Fêmea Jovem” a campeã foi Camomila, com a produção de 53 quilos de leite. Bamberga, com 86 quilos de leite foi campeã na categoria “Vaca Jovem”. Os dois animais pertencem ao Grupo Cinco Estrelas.

Foto: Assessoria

'Maia' produziu  98 quilos de leite durante a competição e foi a grande campeão do torneio em Sinop

'Maia' produziu 98 quilos de leite durante a competição e foi a grande campeão do torneio em Sinop

A vaca Maia, da Fazenda Olho D’Água, localizada em Cuiabá, foi a campeã do 1º Torneiro de Gir Leiteiro da 31ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Sinop (Exponop), realizada no parque de exposições da Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte). O evento avaliou a quantidade de leite produzida pelos animais competidores entre os dias sete e dez de junho.

Com um total de 98 quilos de leite produzidos durante a competição, Maia, de cinco anos, venceu nas categorias “Geral” e “Adulta”.  Na categoria “Fêmea Jovem” a campeã foi Camomila, com a produção de 53 quilos de leite. Bamberga, com 86 quilos de leite foi campeã na categoria “Vaca Jovem”. Os dois animais pertencem ao Grupo Cinco Estrelas.

Leia também:
Começa a maior feira agropecuária do Nortão de MT
Simpósio aborda agronegócio, pecuária e agricultura familiar

O juiz e técnico em zoologia da Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL), Antônio Luiz de Andrade Filho, ressalta que a qualidade dos bovinos foi destaque durante o torneio. “Os animais tiveram uma boa produção, demonstrando o melhoramento da raça e a qualidade dos animais que a representam em Mato Grosso”, comentou Filho.

Segundo a zootecnista Mayara Evellyn Pontes de Amaro, os animais que participaram do torneio tem um cuidado diferenciado por serem exclusivos de controle leiteiro. “Eles têm uma nutrição balanceada e, inclusive, no torneio adaptamos um ar condicionado especial para os animais participantes”, informou Mayara.

Torneio de Ubre - Os animais também participaram da avaliação de ubre, conjunto de órgãos produtores de leite, no qual foi julgada a qualidade morfológica. Foram três categorias: Fêmea Jovem, Vaca Jovem e Vaca Adulta. Os animais ganhadores foram, respectivamente, Camomila, Bamberga e Christna.

A 31ª Exponop começou nesta quarta-feira (10), em Sinop, e segue até domingo (14). A grade de shows inclui nomes como Fernando e Sorocaba, Marcos e Belutti, Thaeme e Thiago e Luan Santana. O heptacampeão da Copa Brasil de Motocross Freestyle, Gilmar Flores, o “Joaninha”, também está entre as atrações. As informações são da assessoria.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet