Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

PRIMEIRO NO PAÍS

Módulo de análise do CAR é lançado em Mato Grosso; Estado tem 73,4 mil imóveis inscritos

Foto: José Medeiros/GCom-MT

Módulo de análise do CAR é lançado em Mato Grosso; Estado tem 73,4 mil imóveis inscritos
Mato Grosso é o primeiro Estado a utilizar no Brasil oficialmente o segundo módulo do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (CAR) que permitirá a análise de 73,4 mil imóveis inscritos na base de cálculo estadual. O lançamento do módulo de análise ocorreu na tarde de terça-feira (09) em Mato Grosso. Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), o volume de imóveis já cadastrados correspondem a aproximadamente 51 milhões de hectares e cerca de 70% da área cadastrável.

O lançamento do módulo de análise do CAR ocorreu no Palácio Paiaguás, tendo a presença do governador Pedro Taques, do diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, órgão do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Raimundo Deusdará Filho, e representantes do setor produtivo.

Leia mais:
Valor Econômico debate cadeias produtivas sustentáveis em Mato Grosso
Mato Grosso tem 56 mil imóveis cadastrados no CAR; Prazo de inscrição vai até 5 de maio

Com o lançamento do módulo de análise a Sema-MT terá condições de validar, a partir de agora, as informações declaradas e registradas pelos proprietários de imóveis rurais no CAR.

Conforme Raimundo Deusdará Filho, diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Mato Grosso é referência nacional, pois interrompeu o programa que vinha desenvolvendo para aderir ao CAR, do governo federal, em 2014. “Esta é uma ferramenta importante para conhecer melhor a realidade do Estado e ainda resolver os problemas de maneira online, otimizando custos com viagens”.

Na ocasião o governador Pedro Taques ressaltou o interesse de Mato Grosso em manter fortalecida a parceria que vem desenvolvendo com o Ministério do Meio Ambiente, visando assim manter o foco em ações de desenvolvimento sustentável.

Em Mato Grosso, segundo a secretária de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, existem 42 mil processos na Sema-MT. Conforme Peterlini, com o novo sistema (online) se põe um fim no papel, bem como na desburocratização dos procedimentos.

Segundo o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, com o novo módulo do CAR lançado se terá "condições de realmente regularizar a situação ambiental dos imóveis rurais. Acreditamos que essa ferramenta vai dar maior celeridade aos processos".
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet