Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agricultura Familiar

DESMATAMENTO

Colniza precisa cadastrar 80% das propriedades rurais para sair de lista suja

Foto: José Medeiros/GCom-MT

Colniza precisa cadastrar 80% das propriedades rurais para sair de lista suja
O município de Colniza precisa cadastrar 80% de suas propriedades rurais para 'conseguir' sair da lista prioritária e suja do Ministério do Meio Ambiente (MMA). A informação é da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT). Dos 2,7 milhões de hectares de extensão que Colniza possui aproximadamente 1,8 milhão de hectares são considerados cadastráveis. Segundo a Sema-MT, até maio 54% dos imóveis rurais estavam na base de dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

A Sema-MT explica que os 1,8 milhão de hectares cadastráveis estão fora de unidades de conservação e reserva indígena. De acordo com a Secretaria de Estado, conseguir a adesão de mais 46% propriedades rurais, para fechar os 80% de imóveis cadastrados, é um desafio, contudo representará para a região um avanço ambiental e social, visto com a regularização ambiental os produtores poderem ter acesso a linhas de crédito do governo federal.

Leia mais:
Taques afirma tirar distrito de dentro de reserva para evitar nova Suiá Missú
Sachetti será relator de projeto para adesão do Brasil ao Infopesca

Entre 2010 e 2014 o município de Colniza esteve em primeiro lugar no ranking dos 10 municípios em Mato Grosso com desmate ilegal. A cidade, localizada na região Norte do Estado, a aproximadamente 1.065 km de Cuiabá, perdeu o posto de líder em desmate somente em 2012 para Nova Ubiratã. Neste período de 2010 a 2014 foram derrubados 54,8 mil hectares de floresta.

Na última terça-feira (02) o governo de Mato Grosso realizou em Colniza uma audiência pública, com a presença do governador Pedro Taques. Logo após, durante atendimento à população, a secretária de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, salientou aos pequenos produtores que o governo de Mato Grosso irá 'estender as mãos' no que diz respeito à orientações para que possam atuar dentro da legalidade para assim conseguir ter acesso aos inúmeros incentivos às suas atividades.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet