A Rússia vai embargar a importação de carne do frigorífico Mato Grosso Bovinos, que possui plantas de abate em Várzea Grande e em Mirassol d’ Oeste, e do Nortão Alimentos, em Sinop, que trabalha com a bandeira “Frialto”.
A informação é da agência de notícias russa Interfax, baseada em comunicado expedido nesta quarta-feira (27), pelo serviço veterinário russo Rosselkhoznadzor.
Conforme a agência, ao todo os russos vetaram a importação de carne brasileira de dez frigoríficos, incluindo abatedouros de bovinos e suínos da JBS, BRF e Marfrig, depois de uma inspeção em unidades brasileiras em março por fiscais daquele país. A decisão do serviço sanitário da Rússia passa a valer a partir do dia 9 de junho. O Ministério da Agricultura brasileiro ainda não se manifestou sobre o embargo.
Leia também:
Rússia reabilita sete frigoríficos de Mato Grosso
China habilita frigorífico em MT para exportar carne
A Rússia atualmente é o terceiro maior comprador da carne produzida em Mato Grosso, com o embarque de 10,64 mil toneladas de equivalente carcaça no primeiro quadrimestre de 2015, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), ficando atrás apenas da China (13,49 mil t.) e da Venezuela (12,48 mil t.).
Os russos ficaram quatro anos sem comprar carne brasileira devido a “inconformidades sanitárias”. Porém, desde 2013, aquele país vem liberando a importação devido à crescente demanda pela proteína. Somente no ano passado, pelo menos dez plantas mato-grossenses receberam o “ok” russo para enviar carne para lá.