Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

FIM DO PRAZO

Campanha de vacinação contra febre aftosa encerra neste domingo

Foto: Imagem ilustrativa

Campanha de vacinação contra febre aftosa encerra neste domingo
A primeira etapa de vacinação contra febre aftosa de 2015 encerra neste domingo (31). O produtor deve vacinar todo o rebanho bovino e bubalino, de zero a 24 meses de idade, com exceção das propriedades localizadas no baixo Pantanal. A estimativa para a campanha de maio é imunizar 12.650 milhões de animais, dentro da faixa etária exigida. Até a última sexta-feira (22), 32,23% das propriedades comunicaram a vacinação nos escritórios do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), o que representa apenas 32,79% do rebanho a ser vacinado nesta etapa. A informação é da assessoria.

O presidente da autarquia, Guilherme Nolasco, frisou o prazo para informar a vacinação. “É importante que o produtor não deixe para a última hora. O período para comunicar a vacinação termina no dia 10 de junho. Ele pode se dirigir ao escritório do Indea da sua cidade, assim que vacinar todo o rebanho da propriedade”. Para efetuar a comunicação, o produtor precisa apresentar a relação dos animais vacinados e a Nota Fiscal da compra da vacina.

Leia também:
Sistema sai do ar e pecuaristas não conseguem despachar animais por falta de GTA
Acrismat abre nova sede e investe em capacitação e transferência de tecnologia

Quem não vacinar o rebanho dentro do período da campanha, irá pagar multa de 2,25 UPF (Unidade Padrão de Fiscal) por cabeça de gado não vacinado. O produtor que atrasar a comunicação fica impossibilitado de emitir Guia de Trânsito Animal (GTA) por um período mínimo de 30 dias. O valor da UPF pode ser consultado na página da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).

Mato Grosso tem o maior rebanho bovino do país, reconhecido internacionalmente como Livre de Febre Aftosa há 19 anos. De acordo com relatório divulgado no mês de abril deste ano, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com o resultado do estudo de sorologia realizada nos meses de abril e maio de 2014, em bovinos de 6 a 24 meses de idade, o Estado foi enquadrado no Grupo 1, o que significa que está com excelente nível de imunidade do rebanho, com valores acima de 90%.

Foram coletados materiais de animais de propriedades em municípios de fronteira e não-fronteira, com o objetivo de estimar a cobertura vacinal da população bovina localizada nos Estados livres de febre aftosa com vacinação. As amostras foram colhidas em propriedades sorteadas pelo Mapa. Para Daniella Soares de Almeida Bueno, diretora técnica do Indea, o resultado “indica que os produtores rurais reconhecem a importância da vacinação e estão imunizando seus animais corretamente, ratificando os índices de vacinação superiores a 99% nas últimas campanhas”.

Brucelose

O produtor pode aproveitar o período para vacinar as fêmeas com idade de 3 a 8 meses contra brucelose. A primeira etapa da campanha teve início em 1º de janeiro e vai até 30 de junho. A vacinação precisa ser feita uma única vez. É proibida a vacinação em machos de qualquer idade e de fêmeas com idade superior a 8 meses.

As bezerras deverão receber a marca com a letra V, acompanhada do algarismo final do ano da vacinação, no lado esquerdo da cabeça, exemplo V5. A vacinação deve ser feita por médico veterinário ou vacinador sob sua supervisão. O atestado de vacinação e a Nota Fiscal de compra das vacinas devem ser apresentados no Indea até o dia 10 de julho.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet