Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

BARRA DO GARÇAS

Resultados econômicos da ILPF são mostrados em dia de campo

Foto: Cledir Schuck

Além da parte econômica, o aspecto ambiental também terá destaque neste dia de campo

Além da parte econômica, o aspecto ambiental também terá destaque neste dia de campo

Os primeiros resultados econômicos da integração lavoura-pecuária-floresta na Fazenda Brasil, que fica às margens da BR-158, em Barra do Garças (500 km a Leste de Cuiabá), serão apresentados nesta sexta-feira (22), durante o 5º Dia de Campo da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta.

A fazenda é uma das Unidades de Referência Tecnológica e Econômica (URTEs) acompanhada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), por meio de uma parceria. Neste trabalho foi desenvolvida uma metodologia de avaliação econômica que possibilita ao produtor ter uma visão mais precisa dos resultados obtidos com a integração, informa a assessoria da Embrapa.

Leia também:
China habilita frigorífico em Mato Grosso para exportar carne àquele país
Mato Grosso ultrapassa 71 mil imóveis inscritos no Cadastro Ambiental Rural

Instalada em 2010 em uma área de 100 hectares (ha), a ILPF da Fazenda Brasil contou com produção de grãos nos primeiros anos, enquanto as árvores cresciam. Desde o ano passado foi inserido o capim entre os renques de árvores e a pecuária de corte entrou no sistema. Como componente florestal, a fazenda utiliza eucalipto, teca, mogno brasileiro, nim, acácia mangium, pequi, baru e jatobá.

Além da parte econômica, o dia de campo também abordará o aspecto agronômico do sistema, com informações sobre a evolução da área, adubação com potássio, condução do componente florestal, controle e monitoramento de formigas e cupins. O aspecto ambiental também terá destaque neste dia de campo. Em uma das três estações de campo, serão discutidas questões sobre restauração florestal e adequação ambiental na região do Vale do Araguaia.

As palestras do dia de campo serão feitas por profissionais da Fazenda Brasil, Embrapa, Imea, Instituto Socioambiental e da Dalcin. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no local do evento, a partir das 7h15. O 5º Dia de Campo da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta na Fazenda Brasil é mais um evento de transferência de tecnologia sobre ILPF promovido em Mato Grosso pela parceria entre Embrapa e Sistema Famato/Senar.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet