Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Economia

PIOR DO PAÍS

Setor de serviços em Mato Grosso cai quase 8% no trimestre, aponta IBGE

Foto: Imagem ilustrativa

Desempenho no setor de serviços em Mato Grosso foi o pior do país no 1º trimestre do ano

Desempenho no setor de serviços em Mato Grosso foi o pior do país no 1º trimestre do ano

O setor de serviços em Mato Grosso diminuiu a arrecadação bruta no primeiro trimestre do ano, em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços divulgada nesta quarta-feira, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O recuo foi de -7,7%, a maior queda do país no período.

Conforme o levantamento, o fraco desempenho do setor nos meses de fevereiro e março contribuiu para a queda significativa na receita nominal. Enquanto janeiro teve aumento de 1,3% ante a dezembro de 2014, fevereiro amargou índice de -16,1% em comparação com o primeiro mês de 2015 e, março, diminuiu -6,3% em relação ao mês anterior. No acumulado de 12 meses, no entanto, houve tímido crescimento de 0,7%.

Leia também:
China habilita frigorífico em Mato Grosso para exportar carne

Na contramão

O declínio na receita nominal de serviços em Mato Grosso está na contramão do que o IBGE apurou em âmbito nacional. Segundo a pesquisa, no primeiro trimestre, o Brasil avançou 2,9% e, no acumulado de 12 meses, 4,9%. Os melhores índices entre janeiro e março de 2015 estão no Pará (5,9%), Santa Catarina (5,2%) e Ceará (4,9%).

Na composição absoluta da taxa global, as contribuições foram: transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio, com 2,8 p.p.; serviços profissionais, administrativos e complementares, com 1,8 p.p.; serviços de informação e comunicação, com 1,0 p.p.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet