Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

PARA CIMA

Plantio de algodão atrasa nos EUA e pode influenciar cotação

Foto: Imagem ilustrativa

Plantio de algodão atrasa nos EUA e pode influenciar cotação
O atraso no plantio de safra de algodão nos Estados Unidos - devido às baixas temperaturas - poderá manter a cotação do produto em alta no mercado, possibilitando aos produtores rurais de Mato Grosso a negociação com preços mais elevados.

“Surgem oportunidades, pois esse fator do atraso foi um importante influenciador para que os contratos futuros registrassem valorização na semana, melhorando as possibilidades de hedges”, pontua o boletim semanal do algodão, elaborado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Leia também:
Imea alerta produtor rural sobre momento certo de vender safra de milho
Produtividade do milho pode chegar a 100 sacas por hectare em MT

De acordo com o último relatório de semeadura de algodão do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), apenas 10% da área total estimada em 3.86 milhões de hectares destinados ao algodão naquele país na safra de 2015/16 já havia recebido as sementes. O atraso é de seis pontos percentuais ante a média dos últimos cinco anos.

Tal atraso pode ter sua responsabilidade diluída a vários Estados, entretanto, um em especial é o maior culpado, o Texas. Com apenas 9% de semeadura concluída, o maior produtor dos EUA, responsável por 30% da produção mundial, já deveria possuir sementes na terra em 17% de sua área total para não registrar atraso na sua média dos últimos cinco anos, explica o boletim do Imea.

Depois de consecutivas semanas de elevação na cotação, o algodão mato-grossense registrou queda semanal de 0,59%, e fechou a R$ 66,78 a arroba. Com o quadro de atraso na semeadura nos EUA, aliado às boas exportações deste país, o contrato com entrega em dezembro de 2015 elevou 2,95% na média semanal, e fechou a cents de US$ 66,17/lp.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet