Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

EM MAIO

Propriedades na fronteira com a Bolívia terão acompanhamento na vacinação contra a aftosa

Foto: Reprodução/Internet

Propriedades na fronteira com a Bolívia terão acompanhamento na vacinação contra a aftosa
Oitocentas propriedades rurais na região de fronteira entre Brasil e Bolívia terão acompanhamento durante a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. A imunização de bovinos em propriedades nos municípios de Cáceres, Porto Espiridião e Vila Bela da Santíssima Trindade será acompanhada por 22 equipes do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT).

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso vai de 1º a 31 de maio. A estimativa do Indea é que sejam imunizados 12.650 animais (bovinos e bubalinos) com idade entre 0 e 24 meses.

Leia mais:
Mato Grosso deve vacinar cerca de 13 milhões de cabeças de gado contra aftosa em maio
Pecuaristas iniciam planejamento de confinamento em Mato Grosso; diária pode chegar a R$ 5,50

Segundo o Indea-MT, os pecuaristas mato-grossenses possuem até o dia 10 de junho para comunicar a efetuação da imunização dos animais. O produtor que não vacinar os bovinos e bubalinos com idade entre 0 e 24 meses dentro do período de campanha irá pagar multa de 2,25 Unidade Padrão Fiscal (UPF) por cabeça, ou seja, R$ 250. Além disso, o Indea-MT reforça que o produtor que atrasar a comunicação da vacinação ficará impossibilitado de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) por um período de 30 dias no mínimo.

Recentemente o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) encaminhou ao Indea-MT o resultado da sorologia realizada em animais de propriedades em municípios de fronteira e não-fronteira feito entre os meses de abril e maio de 2014. O exame laboratorial tinha como objetivo prever a cobertura vacinal do rebanho bovino nos Estados considerados livres da febre aftosa com vacinação.

De acordo com o resultado da sorologia, Mato Grosso foi classificado no Grupo 1 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O Grupo 1 é composto por Estados cujo nível de imunidade do rebanho é considerado excelente e com valores acima de 90%.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet