Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agricultura Familiar

AOS PEQUENOS

Suelme afirma que governo Taques ficará na história da agricultura familiar e anuncia para breve nova sede da Empaer

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Suelme Fernandes Biela anuncia construção da nova sede da Empaer, para o segundo semestre

Suelme Fernandes Biela anuncia construção da nova sede da Empaer, para o segundo semestre

Primeiro a levantar a necessidade de rediscussão da vocação economia da Baixada Cuiabana, o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Suelme Evangelista Fernandes (PSB) afirmou que o governador José Pedro Taques (PDT) teve a ousadia de autorizá-lo a implantar o maior Programa de  Piscicultura da história. “Vamos casar a piscicultura com um amplo projeto de regularização fundiária. É certo que o governo Taques vai ficar na história da agricultura familiar”, afiançou ele, em entrevista à reportagem do Agro Olhar, após participar de cermiônia no Salão Clóves Vettorato do Palácio Paiaguás.
 
Como prova da “vontade política” do novo governo, Suelme Fernandes citou a garantia de que, ainda neste ano, lança a construção da nova sede da Empresa Mato-Grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer). Desde que a extinta Emater cedeu sua sede para a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), há quase 20 anos, nunca mais teve espaço adequado para desenvolver suas funções institucionais.

Leia mais:
Secretaria de Agricultura Familiar cria comissão para verificar contratos suspensos
Agricultura Familiar de Mato Grosso busca R$ 12 mi com Ministérios da Agricultura e Pesca 

Enquanto o novo formato não chega, a Seaf vai investir na piscicultura como alternativa de geração de emprego e renda, nas pequenas propriedades rurais do Vale do Cuiabá – envolvendo 14 municípios, alguns com os piores Índice de Desenvolvimento Humano (IDHs) do Estado.

Suelme Evangelista disse que a determina de Taques para fortalecer a agricultura é tão forte que, em poucos dias, irá entregar veículos, GPS e not book para 20 municípios do Oeste e Noroeste de Mato Grosso. “As secretarias municipais de Agricultura estarão equipadas para atuar em conjunto com o Estado e produzir resultados”, completou ele.
 
Somente quando provocado sobre sua indicação para a Secretaria de Agricultura Familiar, pelo PSB, Fernandes evita confronto. “Sou técnico com histórico de militância política. Sei bem como trabalhar na área [agricultura familiar] e os resultados aparecerão breve”, resumiu.
 
Antes de ser titular da Seaf, ele era secretário de Cidade da Prefeitura de Cuiabá, na administração Mauro Mendes. Curiosamente, há quase dois anos Mendes é o presidente regional do PSB.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet