Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Cooperativismo

rede de negócios

Fórum de Dirigentes Cooperativistas do Agronegócio em Cuiabá ocorre em maio

Foto: Assessoria Sistema OCBMT

Fórum de Dirigentes Cooperativistas do Agronegócio em Cuiabá ocorre em maio
Mato Grosso será palco de fóruns de Dirigentes Cooperativistas do Agronegócio. Os eventos auxiliarão o Sistema OCB/MT a construir uma rede de negócios para as cooperativas do ramo do agronegócio ligadas a entidade. Em maio está programado para ocorrer o V Fórum de Dirigentes Cooperativistas do Agronegócio, nos dias 15 e 16. Já o VI Fórum será em novembro com data e local a serem definidos.

O Sistema OCB/MT explica que a intenção com a rede de negócios é identificar as possibilidades das cooperativas operarem entre si, proporcionando um crescimento de cooperação.

Leia mais:
Grupo de Trabalho deve propor plano de controle em lavouras de soja em Mato Grosso
Lançamentos de máquinas agrícolas e tecnologia serão ponto forte da Parecis SuperAgro

A rede de negócio teve início em 2011, ocasião em que um diagnóstico foi realizado para entender a situação das cooperativas mato-grossense naquele momento. Em quatro anos, além dos Fóruns realizados duas vezes ao ano, foram feitos treinamentos e visitas em países como estados Unidos e Canadá, visando melhorias na gestão e governança das cooperativas.

Segundo o Sistema OCB/MT, os Fóruns de 2015 possuem o propósito de formatar a rede de negócios. “A tarefa de formatar a rede para trabalhar pontos comuns das cooperativas como as questões de controle interno e contabilidade, por exemplo, é árdua de cheia de grandes desafios, mas sem a tomada de decisão que alinha procedimentos de gestão e governança em todos os aspectos, não é possível construir uma rede de negócios”, comenta o superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti.

Estudo feito pelo Sistema OCB/MT revela que as 30 maiores cooperativas do agronegócio em Mato Grosso, no ano de 2013, possuíam juntas produção em 2,4 milhões de hectares e um faturamento direto de R$ 4,48 bilhões e ativo total de R$ 1,68 bilhão.

O processo de criação da rede, bem como organização do segmento do agronegócio das cooperativas de Mato Grosso, é acompanhado pelo professor pesquisador na Universidade de Missouri, em Columbia, nos Estados Unidos, Fábio Ribas Chaddad.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet