Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Associação de Entidades do Meio Ambiente tem novo presidente

19 Mar 2015 - 15:00

Assessoria/Sema-MT/Com informações da Assessoria/Abema

A secretária de Estado do Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, participou em Brasília nesta terça-feira (17) da primeira assembleia geral de 2015, da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema). Na reunião, foi eleito o novo presidente da entidade, o secretário do Meio Ambiente do Estado da Bahia, Eugênio Spengler.

Após a eleição, Splenger apresentou os próximos desafios da gestão ambiental no país, entre eles, a questão da água. O Secretário defendeu a construção de uma agenda específica para discutir o tema, que tem sido amplamente repercutido por causa da falta desse recurso em alguns estados. Também foram pautadas pelo presidente da Abema as mudanças no processo de licenciamento ambiental, que chamou o empreendedor para uma maior respnsabilização. Também falou sobre a política florestal; e o Cadastro Ambiental Rural (Car), instrumento usado para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais.

Ainda sobre a agenda de trabalho da Abema para este ano, Spengler assinalou que é preciso discutir se “o licenciamento ambiental trifásico - com Licença Prévia, de Instalação e de Operação -, é necessário para tudo” e que é preciso “discutir se é necessário ou não rever licença de instalação”, enfatizou. Splenger parabenizou o ex-presidente Hélio Gurgel pela condução da entidade e agradeceu aos pares pela sua indicação. “Tivemos marcos durante a gestão de Dr. Hélio. A Abema deu um salto no ponto de vista institucional. Podem ter certeza de que vou me empenhar para essa nova tarefa e agradeço a confiança de todos”.

Ao se despedir da presidência após quatro anos, Gurgel ressaltou o caminho trilhado para que hoje a Abema tivesse voz na formação de políticas públicas ambientais. “A entidade tem importância política, prestígio e respeito”, assinalou. Os representantes estaduais também apresentaram pautas, como o orçamento da gestão ambiental - mesmo diante ao cenário de ajuste fiscal enfrentado no país, a busca de entendimento com os órgãos judiciais. Em junho, o pleno da assembleia elegerá todo o comando completo da Abema, com a composição da diretoria executiva e as vice-presidências. A nova gestão deve seguir para um mandato de dois anos.

GESTÃO DA ÁGUA

Em Mato Grosso, a gestão da água vem sendo discutida em várias instancias. Nessa sexta-feira (20), no Auditório Ponce de Arruda, no Palácio Paiaguás, durante o seminário “A importância da Gestão das Águas no Mato Grosso para a garantia dos processos econômicos, sociais e ecológicos”, serão apresentadas e debatidas as iniciativas que estão sendo desenvolvidas no Estado e no Paraná, visando garantir água em qualidade e quantidade. O objetivo do evento é mobilizar os gestores para a importância da gestão compartilhada desse recurso, aliando o desenvolvimento econômico à sustentabilidade social e ambiental.

O Seminário está sendo organizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) em cooperação com o Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal e o WWF-Brasil, e vai reunir representantes de 25 municípios mato-grossenses localizados nas cabeceiras do Pantanal, da Agencia Nacional de Águas (ANA), gestores, especialistas no tema e conselheiros dos coletivos ambientais.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet