Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Notícias / Meio Ambiente

Base florestal prevê 'colapso' se não houver aprovação de Projetos de Manejo em Mato Grosso

Da Redação - Viviane Petroli

04 Mar 2015 - 10:44

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Base florestal prevê 'colapso' se não houver aprovação de Projetos de Manejo em Mato Grosso
Há cerca de 30 dias para o início da safra da madeira em Mato Groso a base florestal no Estado prevê um 'colapso' no setor caso os Projetos de Manejo Florestal Sustentável (PMFSs) em 2015 não sejam aprovados. Nesta quarta-feira (04), uma reunião entre o segmento, o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf, e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) está agendada para discutir soluções para a atividade.

De acordo com o presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), Geraldo Bento, a entidade não possui, também, informações sobre os Projetos de Manejo Florestal Sustentável vistoriados em 2014, fato este que gera preocupação na cadeia produtiva da madeira.

Leia mais:
Demora na aprovação de projetos na Sema prejudicam safra de madeira em Mato Grosso
Alta carga tributária tira competição do setor madeireiro de Mato Grosso, diz presidente do Cipem

“O segmento que é a base econômica de aproximadamente 40 municípios no estado, gera mais de mil empregos diretos está a beira de um colapso, porque sem PMFSs aprovados não temos como trabalhar”, destaca Geraldo Bento

Na sexta-feira, 27 de fevereiro, o Cipem e oito sindicatos madeireiros reuniram-se com o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf, e os deputados estaduais Romoaldo Júnior e Oscar Bezerra, para expor as dificuldades presenciadas. Na ocasião o presidente da Assembleia Legislativa se dispôs, conforme o Cipem, a intermediar uma conversa entre a base florestal e o governo de Mato Grosso.

3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agro Olhar. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agro Olhar poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • eduardo
    04 Mar 2015 às 19:03

    esse "ambientalista" deve ser xenofóbico, uma vez que não dá mais para falar de preservação do meio ambiente se não der condições mínimas de sobrevivência ao ser humano. ninguém defendem o desmatamento descontrolado e sem critérios técnicos, pelo contrário, manejo florestal é uma atividade econômica que permite manter estoques de árvores para abate futuro (remanescentes) como também, a biodiversidade da região, pois mantém cobertura florestal, ao contrário do desmatamento corte raso para conversão de pasto ou atividade agrícola. portanto, o manejo florestal deveria era ser incentivado, e não brecado de forma intransigente e autoritária como a atual secretária de meio ambiente deseja. não se pode esquecer que o grande desafio do governador pedro taques, e isto está previsto no plano de governo, de conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental, e promessa eleitoral ninguém esquece.

  • Engenheiro Florestal
    04 Mar 2015 às 14:10

    prezado ambientalista, o CIPEM tem feito um otim trabalho no que diz respeito ao setor de base florestal e em momento algum eles buscam a irregularidade. O que acontece é que eles defendem os interesses de quem fornece emprego a muitas familias, diante do caos que se encontra a SEMA nos dias de hoje.

  • Ambientalista
    04 Mar 2015 às 12:24

    Este discurso do CIPEM não cola mais porque a verdade é uma só é que agora o CIPEM não manda mais dentro da SEMA e a lei esta sendo cumprida. Em outros Governos o CIPEM vendia o discurso do caos para justificar os infratores de não cumprir a lei porque a Sema emperra os planos de manejo. A realidade do desmando acabou a Doutora Ana Luiza Peterlini vai fazer o que a lei prevê não o que o CIPEM pretende.

Sitevip Internet