Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Secretaria deve adotar licenciamento digital nos próximos meses

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini de Souza, adiantou durante uma reunião com duas associações de engenheiros ambientais e sanitaristas, na tarde de sexta-feira (20.02), que o órgão ambiental já planeja a implantação do licenciamento digital nos próximos meses. A proposta é que dentro de um ano os processos estejam com as rotinas padronizadas e possam ser acompanhados a partir do meio virtual, reduzindo assim as filas de atendimento e propiciando total transparência durante a avaliação técnica. “Hoje, a tendência nacional é modernizar o sistema para garantir o acesso, porque realmente não faz sentido o próprio Estado travar a atividade econômica ou empurrar as pessoas para a ilegalidade”, afirmou a secretária.

Diante das demandas da categoria, que se centram, principalmente, no cumprimento de prazos e melhoria no atendimento na capital e unidades regionais, Ana Luiza Peterlini esclareceu que nesses 50 dias de atuação à frente da pasta ambiental, ela tem concentrado esforços na reestruturação de todos os setores e também na reformulação de uma nova política de atendimento, inclusive com o treinamento de pessoas. “Peço um pouco de paciência porque estamos vivendo uma fase de transição de governo, de modelo de gestão, de legislação e de sistema”.

Para o diretor da Associação dos Engenheiros Sanitaristas e Ambientais, Jesse Rodrigues Arruda Barros, a abertura da secretária de Meio Ambiente para ouvir as entidades foi de extrema importância, já que os profissionais necessitam de apoio do órgão ambiental para fazer bem seu trabalho. “Há processos na capital e no interior se arrastando há anos. Precisamos de ajuda para transformar essa realidade”. Já o diretor técnico da Associação dos Engenheiros Ambientais de Mato Grosso, Cassio Antônio Mesacasa, disse que as mudanças são muito bem-vindas e que espera realmente as melhorias anunciadas. “Precisamos que a Sema também foque sua atuação nas suas regionais”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet