Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Logística

principal rota

Caminhoneiros trancam BR-163 em Mato Grosso em protesto ao frete e óleo diesel

Foto: Viviane Petroli / AgroOlhar

Caminhoneiros trancam BR-163 em Mato Grosso em protesto ao frete e óleo diesel
Caminhoneiros em Mato Grosso irão trancar a BR-163, principal rota de escoamento, entre as cidades de  Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, a partir desta quarta-feira (18). O protesto possui como pautas: o aumento “abusivo” do preço do óleo diesel, baixas tarifas de frete praticadas na safra atual, redução da alíquota do ICMS incidente sobre o preço do óleo diesel, entre outras. Em Tangará da Serra, cidade do médio Norte do Estado, a manifestação já chega há nove dias.

O manifesto dos caminhoneiros terá início nesta quarta-feira às 8h. Entre 11h e 13h haverá liberação do trafego para que os motoristas possam voltar para suas cidades de origem. Após isso o trânsito de caminhões serão liberado novamente a partir das 19h. Podendo sofrer alterações, segundo o empresário Gilson Baitaca, um dos líderes da manifestação em Lucas do Rio Verde.

O protesto, em busca de melhorias para a categoria, é realizado pelos caminhoneiros e alguns transportadores, com apoio de autoridades políticas, como vereadores de Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, e do setor produtivo de Mato Grosso. Há relatos de mobilização de motoristas, também, em Astorga (PR), além de manifestos em andamento em Rondônia.

Por Mato Grosso, mais precisamente pela BR-163, circulam cerca de 15 mil caminhões circulam diariamente no pico da safra, sendo parte destes de outros Estados.

Leia mais:
Caminhoneiros não descartam ida para Brasília; BR-364 e MT-358 voltam a ser bloqueadas
Caminhoneiros em Mato Grosso manifestam contra aumento do diesel; atualizada

Conforme os caminhoneiros, nessa quarta-feira (18) e quinta-feira (19)m  a BR-163 têm programação para ser trancada entre Nova Mutum e Lucas do Rio Verde pela manhã e à tarde. A categoria revela que irá nestes dois dias liberar a pista por tempo determinado na hora do almoço e à noite para que “os motoristas que estão fora de suas residências possam passar pra ir até as suas cidades de origem”. Já na sexta-feira (20) promete-se bloquear totalmente.

O presidente da Associação dos Transportadores de Cargas do Mato Grosso (ATC-MT), Miguel Mendes, avalia que o setor do transporte em Mato Grosso vem atravessando uma “crise” desde 2014. Nesta safra 2014/2015, comenta o setor do transporte, a tarifa do frete está em média 25% mais baixa que na 2013/2014.

Mendes comenta que a implantação do balizador do frete é uma tentativa do setor do transporte em minimizar os prejuízos. “Quem faz o ‘controle’ dos fretes são as grandes tradings. O transportador acaba sendo refém. Ele não puxa direto do produtor”.

Em entrevista ao Agro Olhar, o presidente da ATC pontua que a associação tem orientado aos motoristas e transportadoras para evitarem pegar ordem de carregamento para Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. Miguel Mendes salienta, ainda, que o movimento é realizado pelos próprios motoristas e que a ATC apoia a decisão dos mesmos. “O que se recebe hoje não é o suficiente para cobrir os custos. O óleo diesel gera aumento de custo e ele equivale a 50% das despesas das transportadoras e motoristas”.

Pautas 

Na manhã desta terça-feira (17) motoristas, empresários e autoridades políticas reuniram-se em Nova Mutum e Lucas do Rio Verde para definir a pauta de reivindicações. Entre os itens, segundo a categoria estão a redução do preço atual do litro do óleo diesel e da gasolina, além da “proibição por parte do Governo de Mato Grosso da comercialização de frete por parte das Tradings e Agenciadores de Cargas com valores abaixo da Lista de Preços Mínimos de Fretes, instituída pela Sefaz/MT através da Portaria nº 244/2014, sob pena dos mesmos perderem os seus incentivos fiscais junto ao Estado e terem suas respectivas inscrições estaduais suspensas.

Ainda a redução da alíquota de ICMS incidente sobre os preços do óleo diesel de 17% para 12%; Sanção Presidencial sem vetos do Projeto de Lei nº 4246/2012 que Regulamenta a Profissão de Motoristas Profissional e disciplina sua jornada de trabalho”.

 Manifestação em Tangará da Serra já dura nove dias. (Foto: Heverton Luiz/Rádio Pioneira)

Tangará da Serra parada

Há nove dias motoristas em Tangará da Serra bloqueiam a MT-358, de acordo com o presidente do Sindicato dos Caminhoneiros de Tangará da Serra, Edgar Laurini, a interdição na rodovia estadual é realizada das 7h às 18h. “Após isso liberamos para que os motoristas que desejam voltar para casa”. Laurini ressalta que um dos pedidos aos motoristas é “paciência” durante os bloqueios para que se evite tumulto.

Em Tangará da Serra apenas caminhões de carga “seca”, ou seja, grãos são parados pelo movimento de protesto.

Setor produtivo aguarda

Conforme a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), o setor produtivo irá aguardar o andamento dos manifestos dos motoristas para avaliar o impacto que a ação trará para o escoamento da produção.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet