Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Notícias / Capacitação

Ampa e IMAmt promovem treinamento de monitores de pragas e apresentam aplicativo

Da Redação - Viviane Petroli

09 Fev 2015 - 15:32

Foto: Assessoria Ampa e IMAmt

Ampa e IMAmt promovem treinamento de monitores de pragas e apresentam aplicativo
O plantio do algodão chegou a 82,8% dos 568,4 mil hectares semeados nesta safra 2014/2015 e a necessidade de se monitorar as lavouras contra as pragas é crescente. Entre os dias 19 e 28 fevereiro o Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) e a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), com apoio financeiro do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), realizam o "Treinamento de Monitores de Pragas do Algodoeiro". Os participante terão, ainda, a oportunidade de conhecer um aplicativo desenvolvido pelo IMAmt para auxiliar nas ações de monitoramento de pragas.

Até o dia 06 de fevereiro Mato Grosso plantou, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), 82,8% da área destinada ao algodão. Apenas as regiões Noroeste e Nordeste do Estado encerraram os trabalhos. O Sudeste encontra-se com 89,3% da área plantada, o Centro-Sul 86,1%, o Médio-Norte 77,4% e o Oeste 72,8%.

Leia mais:
Treinamento para veterinários atuarem em leilões será ofertado por Indea e Mapa
Senar e sindicatos ofertam 214 treinamentos em fevereiro para atender a demanda do campo

De acordo com o IMAmt e a Ampa, a presença de um monitor de pragas nas lavouras de algodão é imprescindível, pois é o profissional que irá definir como deverá ser realizado o trabalho de prevenção e controle das pragas, além de doenças, nematóides e plantas daninhas, com o objetivo de evitar ou minimizar danos à produção.

Entre as pragas mais vistas, hoje, nas lavouras de algodão estão o bicudo-do-algodoeiro, lagartas (como a Helicoverpa armigera), mosca branca e percevejos.

Segundo o IMAmt e a Ampa, Treinamento de Monitores de Pragas do Algodoeiro terá início no dia 19 de fevereiro em Pedra Preta. O treinamento ocorre das 7h30 às 12h e das 13h às 17h30.

Confira os municípios a receberem o treinamento:

19 de fevereiro (quinta-feira) – Pedra Preta (Serra da Petrovina) - Auditório da Fazenda Torre 1, Br-364 km 125
20 (sexta-feira) - Primavera do Leste - Auditório do Hotel Tesla
21 (sábado) - Campo Verde - Auditório da Cooperfibra
26 (quinta-feira) - Sorriso - Auditório do Hotel Odara
27 (sexta-feira) - Campo Novo do Parecis - Auditório da Câmara Municipal
28 (sábado) - Sapezal - Auditório da Prefeitura Municipal

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agro Olhar. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agro Olhar poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Sitevip Internet