Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Projeto Biomas avança com plantios na Amazônia

Os plantios do Bioma Amazônia no período 2014/15 prosseguiram na terceira semana de janeiro com a implantação parcial do subprojeto de pesquisa intitulado “Implantação de sistemas silviculturais destinados a múltiplos usos e à recuperação de Reserva Legal”. Em meio às chuvas que caem neste período na região de São Domingos do Araguaia, sede da área experimental do Projeto Biomas na Amazônia, pesquisadores e colaboradores de campo trabalharam ativamente no plantio de mais este subprojeto (AM21), coordenado pelo Dr. Alexandre Uhlmann, pesquisador da Embrapa Florestas (CNPF) em Curitiba, PR. A iniciativa já ocupa uma área de 1,28 ha e almeja o uso de área de reserva legal.

Após a demarcação e piqueteamento das parcelas, foram plantadas quase 400 mudas de duas espécies: Schizolobium parahyba var. amazonicum (Huber ex Ducke) Barneby, o ‘paricá’ e Jacaranda copaia (Aubl.) D. Don, o ‘parapará’. Ainda nessa campanha de plantios, serão implantadas nas próximas semanas cerca de mil mudas de Tachigali vulgaris L. G. Silva & H. C. Lima, o ‘carvoeiro’ ou ‘taxi-branco’, complementando a previsão de plantios para essa pesquisa.

Além das quase duas mil mudas plantadas neste primeiro momento, há previsão de mais plantios futuramente. “Com diferentes arranjos espaciais que envolvem, ainda, o plantio de mais 900 mudas de outras três espécies florestais nos anos seguintes, essa pesquisa visa determinar os espaçamentos e arranjos que promovem o melhor desenvolvimento inicial das espécies de rápido crescimento, bem como o modelo de plantio que atinja o melhor rendimento econômico projetado”, afirma a Dra. Michele Ramos, colaboradora do projeto e que também esteve presente na sua implantação.


Filas de paraparás recém-plantados na área do experimento

A segunda fase de plantios do Bioma Amazônia prossegue no final de janeiro. Estão previstas ações em áreas de preservação permanente (APP), de reserva legal (ARL) e de sistemas de produção (ASP), até o final de fevereiro.

Sobre o Projeto Biomas
O projeto Biomas, fruto de uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), é uma iniciativa inédita no Brasil e tem como objetivo identificar formas sustentáveis para viabilizar a propriedade rural brasileira considerando a árvore em seus sistemas propostos. Os estudos estão sendo desenvolvidos nos seis biomas brasileiros. O Projeto Biomas tem o apoio do SENAR, SEBRAE, Monsanto e John Deere.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet