Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

recém lançada

Frente da Pecuária quer criação de conselho e resolver gargalos

23 Ago 2012 - 15:45

De Brasília - Marcos Coutinho e Vinícius Tavares

Frente da Pecuária quer criação de conselho e resolver gargalos
A recém lançada Frente Nacional da Pecuária (Fenapec) defende a criação do Conselho dos Preços do Boi (Consebov), entidade que terá a participação de pecuaristas e de representantes da indústria, varejo e da academia para discutir, de forma homogênea, "alternativas para solucionar os gargalos do setor", conforme o presidente da entidade, Francisco Maia.

A reportagem do Olhar Direto acompanhou a instalação da Fenapec durante evento no hotel Kubitchek Plaza, em Brasíia. E um dos temas em debate foi a concessão de crédito aos frigoríficos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A preocupação geral do setor é com o fato de a instituição conceder financiamentos apenas às grandes indústrias, o que acaba prejudicando os pequenos e médios frigoríficos, reforçando a concentração do setor, além de restringir o poder de comercialização do produtor.

“Hoje temos uma cadeia completamente heterogênea e chegou a hora de aprendermos a discutir assuntos que impactam os preços pagos ao produtor. Todos os elos da cadeia querem lucro e o produtor também precisa ter renda para continuar investindo na sua propriedade e fornecer matéria-prima”, enfatizou Maia.

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Homero Pereira (PSD-MT), mobilizará toda a bancada de apoio ao agronegócio para ajudar buscar soluções para o setor não ser mais prejudicado.

"A FPA vai somar esforços no sentido de garantir que o setor produtivo seja tratado com dignidade e com políticas justas", destacou.

Além de regulação do mercado da carne, há outras demandas que precisam ser debatidas entre os representantes da cadeia, como regras para a classificação de carcaças e a pesagem de animais, entre outros pontos, como dar mais atenção ao mercado interno, que consome mais de 80% da produção de carne.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet