Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Notícias / Ecologia

Apex-Brasil: Brasil e União Europeia debatem agricultura sustentável

Apex-Brasil

11 Dez 2014 - 12:10

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) realizou no dia 4 de dezembro no Parlamento Europeu o seminário "Perspectivas Brasil-União Europeia na produção sustentável de alimentos", com foco na produção pecuária e na cooperação Brasil-UE em agricultura. O evento, organizado pelo escritório da Apex-Brasil em Bruxelas, contou com a presença de 60 pessoas.

O seminário foi aberto pelo deputado europeu Paulo Rangel, presidente da Delegação do Parlamento Europeu para as Relações com o Brasil. O parlamentar falou da importância das relações Brasil-UE, destacando o potencial de cooperação em diversas áreas entre as quais a agricultura.

Com o tema de alimentos tão em voga, a participação brasileira na ExpoMilão 2015 foi destacada. O gerente do escritório de Bruxelas da Apex-Brasil, Alex Figueiredo, apresentou o pavilhão brasileiro na feira. Em seguida o pavilhão da UE foi apresentado por Julia Beile.

Depois das apresentações, o deputado Czeslaw Adam Siekierski, presidente da Comissão da Agricultura e Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu, fez o seu keynote speech, com referência aos desafios que os produtores agrícolas enfrentam não só na Europa mas globalmente, do ponto de vista de renda dos agricultores e das crescentes exigências nas áreas ambiental e de segurança alimentar.

A segunda parte do evento contou com dois painéis. No primeiro, sobre Pecuária Sustentável, o diretor-executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Fernando Sampaio, e Elizabeth Murphy, representante de entidades de carne na Europa, falaram dos principais desafios de lado a lado e possíveis oportunidades de cooperação entre os dois parceiros.

O segundo painel abordou a Cooperação Brasil-UE em Agricultura e juntou representantes dos governos brasileiro e da UE: Odilson Silva falou em nome do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Jena-Marc Trarieux em nome da Direção-Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Comissão Europeia.

Após o encerramento do evento, Fernando Sampaio, da Abiec, representando o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), fez uma entrega simbólica do documento Mecanismos de controle e redução do desmatamento no Bioma Amazônia Brasileiro ao deputado Czeslaw Adam Siekierski, na qualidade de Presidente da Comissão da Agricultura e Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu. Esta entrega havia sido feita também no dia 3, ao deputado Paulo Rangel.

O material é de grande relevância para o setor brasileiro de carne bovina em especial e para a imagem do Brasil e do agronegócio em geral, pois desconstrói alguns dos mitos relacionados ao desmatamento que ainda subsistem na esfera da União Europeia.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agro Olhar. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agro Olhar poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Sitevip Internet