Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Notícias | Pecuária

esclarecimentos

Laboratório em MG está sendo preparado para auxiliar o de RS e não substituir, declara Ministro

Foto: Antônio Augusto / Câmara dos Deputados

Laboratório em MG está sendo preparado para auxiliar o de RS e não substituir, declara Ministro
O controle de vacinas contra a febra aftosa do Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) do Rio Grande do Sul não está sendo transferido para Lanagro de Pedro Leopoldo, no estado de Minas Gerais. De acordo com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, o laboratório mineiro está sendo preparado para auxiliar o laboratório gaúcho para que em uma eventual dificuldade operacional de alguma das duas unidades a outra possa vir auxiliar com a mesma confiabilidade.


A declaração foi dada na quarta-feira (03) durante sessão da Comissão da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Agropecuário da Câmara dos Deputados, onde o ministro compareceu atendendo a uma convocação dos parlamentares para prestar esclarecimentos quanto ao assunto.

Leia mais
Vacinação contra a brucelose em bezerras vai até dia 31 de dezembro
Criadores fornecerão 300 nelores para Embrapa fazer pesquisas de campo

Na opinião do autor do requerimento de convocação do ministro Neri Geller, o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), a mudança de laboratório para o controle de testes da vacina contra a febre aftosa seria interesse comercial e não técnico. O Agro Olhar acompanhou a sessão e durante ela o parlamentar gaúcho salientou ainda que o Lanagro no Rio Grande do Sul funciona há 40 anos e que hoje está com sua estrutura subutilizada. "Trabalha-se lá com 50% de sua capacidade. Inúmeros investimentos foram feitos".

De acordo com o ministro Neri Geller, ele conversou com os técnicos do Ministério e viu-se que durante muito tempo se concentrava no Rio Grande do Sul os testes. "Viu-se que com o aumento do agronegócio não se podia concentrar tudo em um Lanagro. Os testes não estão sendo transferidos e sim ampliados para outro laboratório. Além disso, o Lanagro no Rio Grande do Sul está sendo capacitado para testes da influenza aviária, que antes eram realizados apenas em São Paulo", declarou o ministro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet