Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

MORATÓRIA DA SOJA

Acordo contra venda de soja plantada em área desmatada no Bioma Amazônia é renovado

Foto: Abiove

Acordo contra venda de soja plantada em área desmatada no Bioma Amazônia é renovado
O setor industrial da soja e o governo federal assinaram na terça-feira (25) a renovação da Moratória da Soja até 31 de maio de 2016. De acordo com mapeamento, o cultivo da soja é responsável por apenas 0,9% do desmatamento acumulado na Amazônia hoje. O compromisso visa "bloquear" a compra de soja cultivada em áreas de desmatamento ilegal na Amazônia. A Moratória da Soja possuía vigência até 31 de dezembro deste ano, contudo decidiu-se renová-la até 2016, prazo para a conclusão do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O Termo de Compromisso para a Transição da Moratória da Soja foi firmado na terça-feira entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA), através da ministra Izabella Teixeira, o coordenador do setor privado do Grupo de Trabalho da Soja (GTS) e presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) Carlo Lovatelli, o da sociedade civil no GTS e estrategista sênior de florestas do Greenpeace Paulo Adario, e pelo diretor-geral da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) Sérgio Mendes.

Leia mais
“O Brasil está exportando fábricas e empregos, além da soja em grão”, declara o presidente da Abiove
Programa pioneiro em MT expande para outros três Estados e visa o mercado europeu;Veja fotos

A agenda de transição da Moratória da Soja na Amazônia bloqueia o comércio da oleaginosa em áreas de Floresta Amazônica desmatadas de modo ilegal após julho de 2008. “O objetivo é que a moratória seja substituído pelo CAR, instrumento que vai mudar a gestão ambiental do país”, declara a ministra Izabella Teixeira.

Durante este novo prazo de vigência da Moratória da Soja as propriedades rurais necessitam ser inscritas no CAR, tendo assim definidas as áreas passíveis de recuperação ambiental e as que são permitidas para a semeadura.

“Atualmente, o Brasil possui 5,6 milhões de imóveis rurais, segundo o Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), do Incra. Esses imóveis ocupam 60% da área total do Brasil ou 509 milhões de hectares. Dessas propriedades, 10% realizaram o CAR. Entretanto, a área já cadastrada é bem maior, uma vez que prevaleceu até agora o cadastramento de propriedades de maior porte”, comenta o presidente da Abiove, Carlo Lovatelli.

De acordo com o relatório do 7º Ano do Mapeamento e Monitoramento do Plantio de Soja no Bioma Amazônia, referente à safra 2013/2014, o cultivo da soja é responsável por apenas 0,9% do desmatamento acumulado na Amazônia. O mapeamento, apresentado durante a cerimônia da assinatura da renovação da Moratória da Soja, revela que 47.028 hectares foram identificados com produção praticada irregularmente, um incremento de 61% em relação aos 29.295 hectares verificados na safra 2012/2013. ”Podemos concluir, com base nesses levantamentos, que a soja não vem exercendo um papel importante no desflorestamento no Bioma Amazônia”, pontua o mapeamento.

O trabalho de mapeamento foi realizado, segundo a Abiove, pela Agrosatélite, que mapeou 73 cidades nos Mato Grosso, Pará e Rondônia, onde estão concentrados 98% da soja no Bioma Amazônia. Hoje, dos 30,1 milhões de hectares semeados com soja no Brasil apenas 3 milhões de hectares estão localizados no Bioma Amazônia
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet