Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Agricultura Familiar

Produção de Mel

Apicultores pedem apoio de Ministério para fortalecer a atividade no Brasil

Foto: Assessoria deputado feredal Wellington Fagundes

Apicultores pedem apoio de Ministério para fortalecer a atividade no Brasil
Representantes do setor apicultor nacional reuniram-se no dia 19 de novembro com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, para solicitar a flexibilização de regras industriais que dizem respeito ao Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtores de Origem Animal (Riispoa). A apicultura no Brasil é uma atividade em pleno desenvolvimento no Brasil e onerosa para o pequeno produtor.

Em Mato Grosso, de acordo com dados do Sebrae, há expectativa que a produção de mel cresça 400%, frente há cinco anos, e chegue a 2,5 mil toneladas até 2015.

Leia mais
Parceria levará conhecimento sobre a carne suína para as escolas municipais de Cuiabá
900 mil alevinos serão desovados na Estação de Piscicultura da Empaer para recria e engorda de espécies

O encontro entre representantes do setor apicultor e o ministro Neri Geller foi mediado pelo senador eleito Wellington Fagundes (PR-MT) e contou com a presença do prefeito de Conquista D'Oeste (MT), Walmir Guse, que é ex-presidente da Federação das Entidades Apícolas de Mato Grosso (Feapismat).

De acordo com Wellington Fagundes, algumas das exigências do Riispoa são inviáveis para o setor produtivo. “É oneroso para o pequeno, por exemplo, contratar técnicos que assinem a inspeção; e essa é uma exigência do Riispoa, atualmente”, pontua.

A cadeia de apicultura no Brasil, principalmente em Mato Grosso, salienta Walmir Guse, é ainda um segmento frágil. Conforme o prefeito de Conquista D'Oeste, a nova legislação deverá trazer pontos que podem vir a dificultar a atividade para o pequeno produtor. "Por isso é importante a intervenção de parlamentares como o senador eleito Wellington Fagundes. Nenhuma atividade produtiva sobrevive sem ter suporte do meio político. Com certeza, de agora em diante, a apicultura brasileira viverá novos rumos”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet