Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

SICAR

Mato Grosso registra quase 2 mil CAR's em um mês com novo sistema

Foto: Pauta Pronta

Mato Grosso registra quase 2 mil CAR's em um mês com novo sistema
Em quase um mês de operação do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) Mato Grosso registrou 1.952 cadastros no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O volume supera as expectativas diante a agilidade proporcionada. Segundo dados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT), em 2014 o estado somou 43 mil processos de CAR e Licença Ambiental Única (LAU) migrados para o novo sistema.

Conforme a Sema-MT, os dados referem-se até o dia 7 de novembro. O Sicar teve operação iniciada no dia 26 de setembro em módulo off-line para migração de dados e desde o dia 17 de outubro em módulo on-line.

Leia mais
Sicar já funciona em modo off-line para cadastramentos
900 mil alevinos serão desovados na Estação de Piscicultura da Empaer para recria e engorda de espécies

Desde 2009, quando a regularização ambiental em Mato Grosso passou a ser regida de acordo com o programa MT Legal, até o momento mais de 43 mil processos de CAR estão em andamento no estado. De acordo com a analista de Meio Ambiente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Lucélia Avi, o fato de em aproximadamente um mês do Sicar operando no módulo on-line registrar quase dois mil cadastros é considerado um avanço positivo.

"O produtor envia as informações do CAR e um dia depois o sistema já processa seu pedido e ele consegue imprimir o recibo. Este documento é considerado válido pela legislação federal para aquisição de crédito, por exemplo", comenta a analista frisando a emissão dos registros outro ponto positivo.

No Brasil, até outubro, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA), 500.113 registros de propriedades rurais haviam sido realizado, o equivalente a 1% da meta de 5,2 milhões de cadastros esperados até março de 2015.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet