Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Notícias | Pecuária

atenção

Pecuaristas de MT devem vacinar cerca de 3 milhões fêmeas contra a brucelose

Foto: Reprodução/Ilustração

Pecuaristas de MT devem vacinar cerca de 3 milhões fêmeas contra a brucelose
Aproximadamente 3 milhões de cabeças de fêmeas, com idades entre três e oito meses, deverão ser vacinadas por pecuaristas em Mato Grosso contra a brucelose. A doença, segundo o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) é uma zoonose que pode ser transmitida do animal para o homem.


A vacinação contra a brucelose é semestral e de acordo com o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari, os animais podem ser imunizados em duas etapas contra a doença, de janeiro a junho e de julho a dezembro. Vacari comenta ainda que muitos pecuaristas aproveitam o manejo das etapas de maio e novembro da vacinação contra a febre aftosa para realizar a imunização contra a brucelose.

Leia mais
Pantanal terá maior tempo para vacinação contra aftosa
Mato Grosso deverá ser imunizar 19% da meta nacional nesta etapa

A brucelose provoca a diminuição da produção do animal e pode levar a carne bovina a sofrer restrições sanitárias. Além disso, as propriedades que estiverem irregulares com a vacinação contra a brucelose terão o trânsito de animais, bovinos e bubalinos machos e fêmeas de qualquer idade, categoria ou finalidade, impedido.

Segundo a Acrimat, as vacinas podem ser adquiridas em revendas veterinárias mediante receituário emitido por um médico veterinário. No caso das propriedades com rebanho de até 40 cabeças e que não são atendidas por um veterinário autônomo a vacinação poderão ser realizada por um médico veterinário do Indea-MT.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet