Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Economia

reflexo economia

Consumo de gás natural cai devido indústrias em setembro

Foto: Lenine Martins/ Secom-MT

Consumo de gás natural cai devido indústrias em setembro
O consumo de gás natural em Mato Grosso segue em queda em relação a 2013 em decorrência das indústrias. Em setembro foram consumidos apenas 204,6 mil metros cúbicos (m³) de gás natural no Estado, volume inferior aos 341 mil m³ consumidos o ano passado. As informações são do levantamento estatístico da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), que revelam recuo de 195,3 mil m³ consumidos pelas indústrias em setembro de 2013 para 58,9 mil m³ no mês neste ano.

O engenheiro responsável pela GNC Brasil, Francisco Jammal Almeida, ressalta que a diminuição do consumo por parte das indústrias é verificado no Brasil e não apenas em Mato Grosso. O consumo industrial diário de gás natural, segundo a Abegás, caiu de 28,7 milhões de m³/dia em setembro de 2013 para um volume de 28,5 milhões de m³/dia no nono mês de 2014.

Leia também
Venda de gás natural ‘despenca’ 49,5% em Mato Grosso
Transporte de saca de milho está 5,18% mais caro que a cotação

“Tivemos o fechamento de uma indústria aqui e isso ajudou na redução do consumo industrial. Contudo, estamos buscando novas indústrias que queiram utilizar o gás natural como matriz energética. Além disso, o momento vivido na economia nacional reflete no setor industrial”, comenta o engenheiro da GNC.

De acordo com a Abegás, em setembro o consumo de gás natural por parte dos veículos foi de 145,7 mil m³, enquanto o ano passado haviam sido de 158,1 mil m³.

Em agosto deste ano foram consumidos no total, entre indústria e veículos, 189,1 mil m³ de gás natural. Segundo Francisco Jammal, o consumo varia de acordo com a quantidade de dias existente no mês, feriados e eventos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet